Como falar sobre diversidade e inclusão?

Perguntado por: otrindade9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para falar sobre diversidade e inclusão, o primeiro passo é pensar na representatividade e no lugar de fala. Por exemplo, não podemos pedir para uma pessoa sem deficiência representar a luta de uma pessoa com deficiência em um discurso, certo?

Como conversar com as crianças sobre diversidade?

  1. 1 – Use filmes e livros. Todos sabemos que uma das formas de entretenimento mais efetivas e aproveitadas pelas crianças são os filmes e livros. ...
  2. 2 – Visite lugares diferentes. ...
  3. 3 – Entenda a história. ...
  4. 4 – Fale sobre privilégios.

Diversidade e inclusão é um tema sobre as pessoas, suas vivências e individualidades que as fazem ser quem são e as tornam únicas. Assim, quando as empresas incentivam e aplicam esse tema, elas geram transformação em sua cultura organizacional.

Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.

Ter ações práticas, metas e cotas dentro da organização é um movimento essencial para que tenham pessoas de diferentes perfis e identidades, entre os colaboradores e também entre as lideranças. Os programas de diversidade e inclusão irão, portanto, garantir que a empresa está trabalhando para este fim.

Como começar a traçar um planejamento para promover a inclusão em sala de aula

  1. Respeite a individualidade dos alunos.
  2. Faça atividades em grupo mesclando a turma.
  3. Promova campanhas em prol da diversidade na escola.
  4. Faça avaliações individuais.
  5. Coloque a tecnologia a seu favor.

No ambiente escolar, a diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os estudantes e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Logo, é por meio dela que os alunos passam a ter mais respeito e uma convivência pacífica com as variedades de comportamento, religião, cor e gênero.

Ela nos ensina todos os dias
O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular. E definitivamente a diversidade não combina com a polarização, que é a concentração de extremos opostos.

A diversidade se relaciona com a ideia de cultura, envolvendo diversas configurações sociais. Isso porque cada cultura tem suas próprias características, manifestadas por meio de tradições, crenças, valores, expressões artísticas, comportamento etc.

De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Qual é a importância da inclusão social? A inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade, pois trabalha o estabelecimento de regras que promovem a igualdade entre todos os grupos, garantindo seus direitos à educação, saúde, trabalho e outros recursos necessários para suprir suas necessidades.

Esses tipos incluem a inclusão social, educacional, no mercado de trabalho, digital, financeira, cultural e política, abordando diversas dimensões da vida em sociedade e promovendo uma convivência respeitosa e igualitária.

Apoiar a inclusão na escola significa garantir o acesso e a permanência de crianças com diferentes características e necessidades dentro da instituição. A inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo.