Como falar que é ansiosa em uma entrevista de emprego?

Perguntado por: uespinosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Outro exemplo: “sou muito ansiosa e considero isso um ponto a melhorar. Porém, no dia a dia, isso acaba me ajudando a estar sempre alerta ao que preciso fazer, a cumprir prazos e a realizar tudo com mais agilidade”.

Como superar o medo de fazer entrevista de emprego?

  1. Estude o seu currículo.
  2. Prepare suas respostas para afastar o medo de fazer entrevista.
  3. Faça e refaça a entrevista mentalmente.
  4. Avalie seus erros e acertos nas entrevistas anteriores.
  5. Peça um momento para pensar, se necessário.
  6. Lembre-se dos melhores momentos profissionais.

Você não deve mascarar ou disfarçar suas características, principalmente a timidez. Seja sincero na entrevista sobre quem você é, suas capacidades e habilidades. Ser honesto sobre ser tímido, inclusive, te ajuda a superá-la: sem a pressão de ter que disfarçar a timidez, as coisas fluem mais naturalmente.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação. Tudo vai depender da situação.

Porque desde que comecei a minha carreira nesta área, fazer parte desta empresa sempre foi a minha meta. Acredito que aqui poderei mostrar as habilidades profissionais que desenvolvi ao longo dos anos, além de aprender mais e mais. Não é todo dia que se tem o privilégio de trabalhar com uma gestão tão qualificada.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Como vencer a timidez na entrevista de emprego

  1. Busque toda informação possível sobre a empresa antes da entrevista. ...
  2. Prepare-se as respostas para as perguntas mais comuns da entrevista de emprego. ...
  3. Chegue com antecedência de pelo menos meia hora. ...
  4. Respire fundo. ...
  5. Estude o seu currículo. ...
  6. Não tente parecer o que você não é

Uma boa técnica para lidar com a timidez na hora de falar sobre si é focar em sua experiência profissional. Ter um portfólio significativo é extremamente vantajoso para uma pessoa tímida. Deixe que suas forças transpareçam naturalmente ao falar em sua bagagem profissional e qualificação para a vaga.

O que é ergofobia? Podemos dizer que se trata de uma fobia específica caracterizada por um temor completamente irracional e excessivo de tudo que é relacionado ao trabalho. Pessoas que sofrem com a ergofobia acabam tendo fortes crises de ansiedade quando estão se preparando para ir ao trabalho.

“A pessoa com timidez vai ter problemas sérios principalmente porque não vai opinar muito, então tudo vai estar bom para ele. É alguém que não consegue falar o que pensa, ser assertivo e dizer não”.

Tente puxar uma conversa com quem está você interessada, domine o papo e dê o tom. Fale de você, mostre sua personalidade e seus interesses. Mas atenção: deixe ele falar, os homens gostam de ser ouvidos. Use o toque.