Como falar que convidado não convida?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se for possível, finja que esqueceu o nome da pessoa, que não tem o telefone dela, ou que não a tem no Facebook. Qualquer forma de demonstrar que ela não é assim tão importante pra você talvez a faça perceber que você não a considera como convidada.

Mas ao final, existem vários motivos para não te chamarem. Você pode ser uma pessoa não tão legal quanto pensa, podem esquecer que você também gosta daquilo, ou a intimidade que tem com aquela pessoa é muito menor do que você achava. O importante é não se ofender com isso, tentar perceber o motivo e repará-lo.

Comunicar que uma pessoa não será convidada para o casamento não é uma tarefa fácil para a noiva, mas a melhor forma de anunciar é ser gentil, direta e honesta. Diga que seu casamento será pequeno e que você e seu noivo não poderão convidar todos que gostariam.

Diferenças entre o convite formal e a informal
Além disso, o convite formal deve ser enviado por correio tradicional e esperar confirmação por correio ou também por telefone; no convite informal, por outro lado, isso pode ser feito por e-mail ou internet.

Os convites para o evento podem ser tradicionais, mas é preciso ter um cartãozinho anexo explicando que, no caso da festa, trata-se de um “convite por adesão”, de preferência informando, além do local e horário, o valor e o que está incluso (entrada, pratos principais, sobremesa, bebidas, etc.).

O «que convida» é convidante (dicionário da Porto Editora) ou convidativo (Houaiss e Porto Editora), embora este último termo seja mais utilizado, pelo menos em Portugal, com o sentido de «despertar o apetite», como, por exemplo, na frase «aquele bife está mesmo convidativo».

O verbo “convidar” é transitivo direto, ou seja, exige complemento. Contudo, este complemento é ou não precedido de preposição? Não. Quem convida, convida alguém e não de alguém, por alguém, etc.

Anfitrião é alguém que recebe convidados em sua casa para algum tipo de interação (geralmente algum evento). Por exemplo: “o seu tio foi um ótimo anfitrião esta noite, recebeu de forma atenciosa todos os convidados para a festa de casamento”. O termo “anfitrião” tem origem no mito grego de Amphitryon (Anfritrião).

Aceitando o convite
Nos casos mais formais, o mais indicado é usar a frase “Eu/Sr. e Sra. Sobrenome, aceito(amos) com prazer o convite e confirmo(amos) a minha/nossa presença”. Finalize a mensagem com um “muito obrigado pelo convite” ou “agradecemos o seu convite”.

Ao recusar o convite, tente:

  1. Ser breve. Você tem direito de dizer "não" sem dar explicações.
  2. Evitar se desculpar. Você não precisa se desculpar pelo que sente, e tem direito de se expressar de forma honesta.
  3. Ser firme. Repita o "não" e a pessoa não entender a mensagem ou tentar fazer você mudar de ideia.

10. Como "desconvidar" Escrevam uma carta geral iniciada com “queridos amigos e familiares” frisando o quanto foi duror tomar a decisão e que a pandemia é a única razão de os deixarem fora da lista de convidados.

Para não criar constrangimento, entregue o convite para os amigos fora do ambiente de trabalho. “Deixe para fazer isso num almoço ou num café fora da empresa ou, se for o caso, vá até a casa da pessoa no final de semana para fazer isso”, recomenda a consultora.

Significado de Invite
substantivo masculino Ato de convidar; convite.

Para ocasiões informais, os convites podem ser feitos verbalmente, seja por telefone ou pessoalmente. Caso deseje convidar por escrito, pode-se usar o correio, ou mesmo fax ou e-mail.

Procure não escrever frases muito extensas, além de poluir seu convite há uma grande chance dos convidados não o lerem, utilize frases curtas e de efeito, por exemplo: Aniversário de 3 Ano “Não se esqueça da minha festinha”, ou então adicione a imagem da criança aniversariante e escreva “Ficarei muito feliz com a sua ...

Hoje em dia é cada vez mais comum recebermos convites para eventos de adesão ou o famoso cada um paga o seu. Não vejo problema nesse formato de comemoração, mas é necessário que essa importante informação seja bem esclarecida para o convidado.

lembrar o custo individual de cada um. Se o evento é mais informal, em um restaurante ou casa noturna, por exemplo, deve ficar claro que cada um paga seu consumo. Então pode constar no convite " Evento por adesão". O ideal é que cada convidado receba uma pulseirinha na entrada, onde serão debitadas suas despesas.

O casamento por adesão é quando os noivos fazem a festa num restaurante ao invés de um salão para festas, e, como num restaurante comum, os convidados devem pagar pelo que consumiram, ou pagar um valor fixo por pessoa e comer a vontade durante a festa.

Nas mais das vezes, em não havendo o 'artigo', prefere-se a preposição 'em'. Exemplo: Tenho satisfação em convidá-lo para o sarau literário. Tenho prazer em dar minhas aulas.