Como falar muito de forma formal?

Perguntado por: dsiqueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Sinônimo de muito

  1. bastante, diverso, vário, tanto, numeroso, abundante, copioso, inúmero, diferente, variado, profuso, farto, múltiplo. ...
  2. excessivo, exagerado, demasiado, exorbitante, superabundante, intenso, sobejo, nímio. ...
  3. grande, imenso, enorme, desmedido, colossal, gigantesco.

São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

MUITO = A LOT (ADVÉRBIO DE INTENSIDADE)
Eu gosto muito de viajar. João comeu muito. Maria dormiu muito. Nesses 3 últimos exemplos, a palavra “muito” refere-se ao verbo, portanto funciona como advérbio de intensidade, invariável.

A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

Utilização de coloquialismos, expressões populares, gírias, palavras inventadas (neologismos); Uso de palavras abreviadas, como vc, cê e tô; Sujeita a variações culturais e regionais.

O que é Tu: O mesmo que "você", usado mais no sul do Brasil ou informalmente. E quando é usado formalmente, o verbo muda, como a seguir: Formal: Tu és. Informal: Tu é. Informalmente, o verbo seguido de " tu " é empregado do mesmo jeito que em "você".

Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Significado de muito
Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito e ninguém aguenta mais! De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!

Muitas das vezes ou muitas vezes
Com esse tipo de uso, é um vício de linguagem. Como não há uma determinação da quantidade de vezes, é incorreto dizer: Já fiz essa receita de bolo muitas das vezes. Assisti a esse filme muitas das vezes quando era criança.

Resposta: a voz. O sujeito está no singular. O verbo, portanto, também deverá ficar no plural: A voz de vocês é muito especial.

Evite começar com “oi” ou “olá”, a não ser que conheça o destinatário e saiba que ele estará confortável com essa saudação. Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”.

As palavras informais são aquelas que utilizam variações da gramática. Estas palavras não devem ser usadas na linguagem escrita formal, como na escola, no trabalho e em documentos.

Conceitos básicos de um e-mail formal

  1. Ser claro e objetivo. A objetividade nunca deve ser confundida com grosseria. ...
  2. Ser cordial e agradável. O uso de uma linguagem afável faz com que o leitor dê mais atenção ao que lê. ...
  3. Ter boa escrita. ...
  4. Usar comunicação adequada. ...
  5. Respeitar a hierarquia ou a relação.

Algo está em linguagem formal quando não tem traços de oralidade, ou seja, não se parece em nada com uma conversa que teríamos normalmente. O ideal é que se evitem vícios de linguagem e erros de concordância, por exemplo, que normalmente cometemos fora da norma-padrão de nossa língua.

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue os protocolos, as solenidades próprias de uma situação; solene: colóquio formal. Que respeita leis em vigor ou se adapta às normas estabelecidas.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

A linguagem culta é aquela que segue os padrões estabelecidos por uma língua, ou seja, segue as regras gramaticais e o acordo ortográfico.