Como falar minhas competências?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Como falar das minhas qualidades no currículo? Faça uma lista das principais qualidades para colocar no currículo e não exagere. Foque no que realmente você se destaca tanto nas habilidades e competências das soft skills (competências comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas).

7 competências mais exigidas no mercado

  • Agilidade na tomada de decisão.
  • Espírito empreendedor.
  • Foco em resultados.
  • Orientação para custos.
  • Resiliência.
  • Senso de urgência.
  • Visão sistêmica.

Uma competência é um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais e gerenciais. A competência é uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade.

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

As 4 competências básicas de um profissional de sucesso

  • Conhecimento. Essa lição está ligada a todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Seja positivo, conciso e confiante, mas nunca arrogante. Não cite qualidades negativas e nem se critique, mas não finja vergonha na hora de discutir seus pontos positivos. Detalhar suas conquistas e seus atributos positivos de forma confiante é importante para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

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  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. ...
  • Competência 1: Dominar linguagens (DL) ...
  • Competência 2: Compreender fenômenos (CF) ...
  • Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) ...
  • Competência 4: Construir argumentação (CA) ...
  • Competência 5: Elaborar propostas (EP)

As cinco competências do Enem são critérios avaliativos para a redação feita pelo candidato, como a adequação ao gênero e ao tema e o uso formal da língua. A redação do Enem é a prova com maior peso e considerada uma das mais difíceis pelos candidatos.

As competências são várias e podem ser classificadas das mais diversas formas. Para ficar mais fácil de entender, aqui vamos dividi-las principalmente em quatro categorias: Conhecimentos, Habilidades, Atitude e Perspectiva.

Podemos dividir os diferentes tipos de competência individual em quatro grandes categorias, que envolvem as principais capacidades das pessoas: técnicas, socioemocionais, comportamentais e gerenciais.

Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.

Exemplos de competências comportamentais
Um profissional de Recursos Humanos, por exemplo, precisa comunicar-se com diferentes equipes de trabalho e ainda com seus gestores, diretores etc. O domínio da linguagem oral e escrita, além de desenvoltura para falar em público é essencial para esses profissionais.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Os principais itens descritos neste campo são:

  1. nome da empresa onde trabalha ou já trabalhou;
  2. período que trabalhou na organização (ou ainda está trabalhando);
  3. descrição da empresa (breve);
  4. último cargo ou função que atuou;
  5. descrição das suas atividades na organização.