Como falar e não dizer nada?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Fazer perguntas e exemplificar assuntos através de experiências pessoais e da vida cotidiana gera empatia e cria um clima mais descontraído durante a sua fala. Deixe claro que além de você, existem pessoas importantes que compartilham da mesma opinião. Lance mão da possibilidade que o mundo da imagem pode oferecer.

Medite. A meditação é uma ótima maneira de desligar a sua mente, de manter o seu corpo e de ficar quieto. Gaste 10-20 minutos toda manhã para encontrar um lugar confortável em um quarto silencioso, feche seus olhos e foque na sua respiração entrando e saindo do seu corpo.

Uma boa estratégia para mudar o hábito de falar por impulso é exercitar se calar e praticar o silêncio quando sentir raiva ou o desejo de ofender alguém. Em outro momento, com mais serenidade, uma conversa difícil pode ser retomada, se necessário.

Superdicas da semana

  1. Aprenda a contar histórias inéditas, curtas e interessantes.
  2. Desenvolva o lado bem-humorado.
  3. Saiba ouvir de forma interativa.
  4. Faça perguntas fechadas para obter respostas rápidas e objetivas.
  5. Faça perguntas abertas para obter mais informações.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

O silêncio também demonstrou ter um efeito positivo na criatividade, concentração, combate ao estresse e controle emocional. Um estudo da Duke University com roedores descobriu que duas horas de silêncio por dia podem promover o desenvolvimento de novas células cerebrais.

Provérbios 17:28 NTLH
Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos.

6 dicas de como ser objetivo ao falar

  1. 1 – Faça um curso de oratória. ...
  2. 2 – Treine como falar em público. ...
  3. 3 – Aprimore sua comunicação não verbal. ...
  4. 4 – Entenda onde você quer chegar. ...
  5. 5 – Dê mais atenção ao que você quer comunicar e menos aos detalhes. ...
  6. 6 – Evite repetições.

Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.

"Absolutamente bem".
Esta é uma maneira simples, mas muito eficaz de apimentar uma resposta monótona como "estou bem". Basta injetar alguma energia positiva em sua resposta quando alguém lhe perguntar: "Oi, tudo bem?"

Como dar uma resposta bem dada? Mantenha a cabeça fria, não caia em reações violentas ou desculpas humilhantes. Fale calmamente, relaxado e, ao mesmo tempo, com clareza e firmeza. Isso irá desencorajar seu interlocutor e privá-lo da oportunidade de jogar com suas emoções.

Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

5 bons assuntos para conquistar mulheres interessantes e dica de ouro para relacionamento sério!

  • Pergunte como foi o seu dia. ...
  • Mostre interesse pelo que ela faz. ...
  • Fale sobre as suas habilidades. ...
  • Assuntos inteligentes. ...
  • Temas relacionados aos interesses dela.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades.

Traz alegria ou tristeza? Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

O silêncio pode levar a sentimentos de rejeição, abandono e isolamento, o que pode levar à depressão e ansiedade. Se você está enfrentando o tratamento do silêncio em um relacionamento, é importante agir de maneira assertiva para lidar com a situação.