Como falar dos pontos positivos e negativos?

Perguntado por: amoura8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Como preparar sua resposta sobre seus pontos positivos e negativos

  1. Liste seus pontos fortes e fracos (com sinceridade) ...
  2. Use o anúncio da vaga para orientar a sua resposta. ...
  3. Pontos positivos: foque sua resposta no que a empresa procura. ...
  4. Pontos negativos: escolha cuidadosamente o que você vai falar.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

As qualidades e defeitos são descobertos a partir de exercícios introspectivos de autoconhecimento e de inteligência emocional. Ainda assim, as técnicas de gestão de pessoas também podem pontuar alguns erros que passariam despercebidos. Nesse sentido, o autoconhecimento surge a partir da reflexão sobre si mesmo.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

Os defeitos são características normalmente consideradas malvistas ou indesejáveis numa pessoa. Alguns deles, dependendo da situação, podem até ser considerados qualidades.

Confira alguns exemplos de como falar sobre defeitos na entrevista de emprego:

  1. “Tenho uma certa dificuldade em me organizar e cumprir com prazos. ...
  2. “Sou uma pessoa muito tímida e isso me prejudica na hora de realizar reuniões ou apresentações em grupo no ambiente de trabalho.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.

Organize sua rotina
Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar você a não se desesperar quando for exigir algo. Ou quando os clientes entrarem em contato solicitando que você faça o atendimento das demandas deles mais rápido possível.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.