Como falar do mal comportamento do aluno?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como deve o professor lidar com o mau comportamento de um estudante? O ideal é abordá-lo, conversar com ele e tentar descobrir o porquê dessa conduta. Ao falar com ele, o professor deve manter a calma. Nunca deve gritar e, muito menos agredi-lo, independentemente de seu grau de frustração.

Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras. Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos. Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

Além disso, o texto deve ser completo, sucinto e informativo. Por isso, raramente deve ser usada uma citação de um livro, por exemplo, já que isso pode ser pouco útil para a família. Em suma, o relatório individual de aluno é uma maneira de se comunicar com a família e mostrar como a criança está se desenvolvendo.

O relatório de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Ou seja, ele deve conter quais são, exatamente, as dificuldades que este estudante apresenta e em quais áreas. Tipo de aprendizagem em que o estudante apresenta dificuldade (diferenciação de números ou letras, por exemplo);

O aluno pode avaliar a si mesmo de maneira escrita ou oral. A intenção é possibilitar que o aluno faça uma reflexão sobre todo o conteúdo que ele conseguiu aprender, bem suas maiores dificuldades no processo de aprendizado. É importante deixar claro para o aluno que a autoavaliação não possui caráter punitivo.

Faça combinados e reavalie-os sempre. Uma das ações mais importantes é ter uma conversa individual com a criança ou o jovem, com o intuito de deixar claro o que o estudante tem feito de inadequado. O objetivo é provocar o próprio aluno a refletir sobre elas. Não use adjetivos nem faça acusações.

O profissional deve descrever o que ocorreu, ou seja, se foi furto ou arrombamento.
...
Assim sendo, alguns dados indispensáveis são:

  1. Data e local da ocorrência;
  2. Descrição do sinistro;
  3. Pessoas envolvidas;
  4. Prejuízos gerados pela ocorrência.

O livro de ocorrências pode nos dizer o que está acontecendo na escola. Nele podemos separar a indisciplina da violência e do bullying, só para citar um bom exemplo. A primeira descoberta interessante que fazemos no livro de ocorrências é sobre o gênero dos estudantes que mais se envolvem nos eventos registrados.

Ocorrência de categoria Comportamental: As ocorrências do tipo comportamental têm cunho disciplinar, ou seja, estão relacionadas à conduta moral, civil e ética do aluno.

Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!

  1. Faça um intervalo e leve os alunos para uma área externa. ...
  2. Reproduza um vídeo de música. ...
  3. “Se você pode ouvir minha voz, faça isso!” ...
  4. Bolhas de sabão. ...
  5. “Estátua!” ...
  6. Enfatize a importância da concentração. ...
  7. Identificar comportamento inadequado e exaltar as boas atitudes.

Refere-se ao modo de fazer alguma coisa: fazer bem ou fazer mal. O que caracteriza um ser é "mau", com "u". Assim: um aluno é bom ou mau. Vale a velha lição: "mau" é o contrário de "bom" e "mal" é o contrário de "bem".

"Mal-humorado", "mal humorado", "mau-humorado" ou "mau humorado"? O elemento mal deve ser seguido por hífen quando o segundo elemento iniciar por vogal, h ou l. Logo, aquele indivíduo que demonstra mau humor, irritação, agressividade, é mal-humorado, com hífen.

Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças. Com isso, além dele próprio ter um aprendizado menor, muitos colegas podem passar a ter dificuldade em acompanhar as aulas, o que ainda pode gerar mais indisciplina.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Sugestões para iniciar relatórios: Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno... Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre... A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Um aluno protagonista é aquele que compreende que o seu aprendizado e sucesso profissional dependem apenas dele mesmo. Desta forma, este estudante age de forma autônoma, com curiosidade e comprometimento, construindo seu conhecimento e sua carreira de forma ativa.

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

Além disso, ainda que engajada, uma turma agitada não consegue focar nas atividades. Os motivos que levam uma criança a ficar agitada são muitos. Na maioria dos casos, a criança pode estar agitada por estar inserida em uma realidade agitada.
...
Mas a turma agitada sempre é:

  1. Inquieta.
  2. Barulhenta.
  3. Desconcentrada.
  4. Ansiosa.