Como falar do comportamento do aluno?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos
  1. Estabeleça regras em sala de aula. ...
  2. Construa um ambiente democrático para o aprendizado. ...
  3. Esteja sempre atento ao comportamento dos alunos. ...
  4. Saiba lidar com o mau comportamento em sala de aula. ...
  5. Assuma uma postura adequada para transmitir confiança aos alunos. ...
  6. Estabeleça uma boa comunicação com pais e responsáveis.

O que é o comportamento:
Ele trata da forma que as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera que as pessoas devem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.

O aluno pode avaliar a si mesmo de maneira escrita ou oral. A intenção é possibilitar que o aluno faça uma reflexão sobre todo o conteúdo que ele conseguiu aprender, bem suas maiores dificuldades no processo de aprendizado. É importante deixar claro para o aluno que a autoavaliação não possui caráter punitivo.

As crianças mais agitadas costumam ser as mais falantes, as mais brincalhonas e as mais alto-astral da turma. Elas também podem estar entre as mais participativas das aulas. No entanto, esses alunos podem apresentar comportamentos incompatíveis com o ambiente escolar , como gritaria, choro compulsivo e agressividade.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Possui dificuldade para se concentrar, ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidados com seus pertences, encontra dificuldades quanto à organização espacial, apresenta lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.)

Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças. Com isso, além dele próprio ter um aprendizado menor, muitos colegas podem passar a ter dificuldade em acompanhar as aulas, o que ainda pode gerar mais indisciplina.

Alguns exemplos de competências comportamentais:

  • Liderança.
  • Equilíbrio emocional.
  • Adaptabilidade.
  • Boa comunicação.
  • Proatividade.
  • Trabalho em equipe.
  • Empatia.
  • Criatividade.

Nesse contexto, confira quais são os 4 tipos de perfil comportamental existentes.

  1. Comunicador. É a pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma. ...
  2. Executor. Sabe aquela pessoa que chega em um ambiente e o domina? ...
  3. Analista. Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado. ...
  4. Planejador.

O perfil comportamental é um conjunto de características pessoais que ajudam a prever futuras atitudes diante de diferentes situações. O perfil comportamental é, portanto, uma forma de entender como os colaboradores lidam com diferentes estímulos.

A metodologia utilizada na avaliação comportamental visa analisar o indivíduo por meio de seu comportamento. Desta forma, ela observa e considera as qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos, virtudes e vulnerabilidades presentes, classificando e categorizando cada candidato.

A avaliação de comportamento pode ser feita por meio de um checklist, por exemplo. Após terminar uma tarefa, o colaborador preenche um checklist. Pode ser com respostas objetivas, escalas – de 0 a 10, por exemplo, – ou subjetivas. Varia de acordo com o objetivo da empresa.

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

Alunos agitados costumam a ter dificuldades para se concentrarem e conseguirem se manter atentos por tanto tempo, já que não podem se movimentar durante as aulas. Assim, os pais e professores devem identificar quais crianças têm esse perfil de inquietude natural e encontrar alternativas para contornar a situação.

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades. Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

Como motivar os alunos?

  1. Chame os alunos para conversar. ...
  2. Mude os alunos para o seu campo de visão. ...
  3. Faça uma autoavaliação. ...
  4. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  5. Saia do lugar comum e proponha atividades não convencionais. ...
  6. Conheça seus alunos. ...
  7. Mostre como o conteúdo pode ser importante no futuro. ...
  8. Faça atividades fora da sala de aula.
  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Palavras e frases para começar uma redação.
...
Entre elas podemos citar:

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.