Como falar das qualidades de uma pessoa?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

35 qualidades

  • Determinação. Ser determinado é ser firme nos seus propósitos. ...
  • Resiliência. Resiliência é a qualidade de resistir com firmeza às adversidades da vida. ...
  • Cordialidade. Ser cordial é o mesmo que ser delicado, amável e gentil com as outras pessoas. ...
  • Paciência. ...
  • Inteligência. ...
  • Responsabilidade. ...
  • Sinceridade. ...
  • Desenvoltura.

São traços do indivíduo que se consideram positivos, dignos e desejáveis. Por exemplo: a generosidade, a bondade e a constância.

Uma das maiores qualidades de uma pessoa é a honestidade. A honestidade é um dos pilares da moralidade e uma das virtudes mais importantes para o ser humano. A honestidade significa ser verdadeiro consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Honestidade é a base de uma boa reputação e caráter.

  1. Boa comunicação e assertividade. Pode parecer um assunto batido, mas melhorar a comunicação pode ajudar na sua carreira. ...
  2. Facilidade de trabalhar em equipe. ...
  3. Perfil de liderança. ...
  4. Comprometimento para com a empresa. ...
  5. Busca constante por conhecimento. ...
  6. Proatividade no trabalho. ...
  7. Habilidade de negociação. ...
  8. Inteligência emocional.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Qualidade é algo sempre positivo que alguém apresenta na sua essência e que agrega valor. Já um defeito é considerado algo negativo e que pode causar discórdia entre os seres humanos.

As habilidades nos dizem “o quê” as pessoas estão aptas a fazer quando se trata de uma atribuição específica. Já as competências mostram o “como”, ou seja, questionam qual deve ser o processo em que o colaborador precisa passar para desenvolver novos aprendizados.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Os seis Pilares da Qualidade Total

  • 1) Qualidade Intrínseca. São as características que agregam valor ao produto ou serviço que é ofertado para o cliente da organização.
  • 2) Custo. Esse pilar é relacionado ao gasto financeiro realizado para a produção do produto ou serviço. ...
  • 3) Atendimento. ...
  • 4) Segurança. ...
  • 6) Meio Ambiente.

Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Em síntese: calmo; carinhoso; carismático; caritativo; cavalheiro; cívico; civilizado; companheiro, além disso, compreensivo; comunicativo; confiante; confiável; consciencioso; corajoso; cordial; cortês; credível; criativo; criterioso; cuidadoso; e por fim, curioso.

Na expressão pessoa de caráter, entende-se que uma pessoa de caráter é aquela que possui bons princípios, que não rouba ou mata e sempre busca tomar a atitude correta, mesmo nas horas mais difíceis e quando a tentação é grande.

As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.

Veja algumas dicas abaixo para ajudá-lo nessa jornada.

  1. Foque nas coisas boas em você Sabe aquela voz dentro de você que o critica? ...
  2. Tente novas experiências. ...
  3. Elenque as suas conquistas. ...
  4. Peça ajuda de pessoas próximas. ...
  5. Revisite as suas qualidades todos os dias. ...
  6. Questione-se constantemente. ...
  7. Faça terapia.