Como falar de suas habilidades no currículo?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O que colocar no currículo em habilidades? No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

Você deve conhecer algumas, como por exemplo: boa comunicação, organização, criatividade, fluência em outro idiomas, formação em cursos livres, técnicos e de graduação. Atualmente, apresentar boas habilidades em um processo seletivo, pode ser o fator determinante para a sua contratação.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

“Nome, telefone e e-mail profissional (sem apelidos) são essenciais, mas não pode parar por aí. Informações sobre sua formação universitária e cursos paralelos, como de idiomas ou de outras habilidades também são muito importantes.

O primeiro passo para identificar seus defeitos e qualidades é exercitar a autocrítica e abrir-se para o autoconhecimento, o que nem sempre é um caminho fácil ou agradável. Fazer terapia ajuda, mas você pode fazer sua própria autoavaliação, respondendo algumas perguntas para você mesmo.

Como colocar as habilidades e competências no currículo?

  1. Fale sobre elas na hora de descrever sua experiência;
  2. Faça o mesmo quando escrever sobre sua educação;
  3. Inclua 2 ou 3 das suas melhores habilidades no objetivo do currículo.

Exemplos de habilidades
Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.

As habilidades pessoais são padrões, atitudes e conhecimentos que tornam os profissionais melhores no ambiente profissional, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades. Profissionais com certas aptidões conseguem se sair melhor em setores e profissões específicas.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

8 habilidades essenciais que os estudantes devem ter para o...

  • Liderança. O professor deve estimular o aluno a ser um líder responsável e respeitado. ...
  • Habilidade digital. ...
  • Poder resolver problemas. ...
  • Capacidade de trabalhar em equipe. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Empreendedorismo. ...
  • Cidadania global. ...
  • Comunicação.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

Considere os seguintes pontos para um bom “pitch”:

  1. Compartilhe suas habilidades. Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

O objetivo profissional deve ser feito com estratégia para ter resultados nas vagas e empresas que você deseja trabalhar; O objetivo profissional não deve ser muito longo — 3 a 4 linhas é o suficiente — portanto vá direto ao ponto; Faça o objetivo organizacional específico para a vaga.

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!

Porque eu sou um profissional determinado, proativo e comprometido com os resultados da empresa. Já me vejo aqui, trabalhando e colaborando com meus conhecimentos e experiências na área X para que esta empresa cresça ainda mais e conquiste grandes resultados”.