Como falar de si mesmo em uma entrevista exemplos?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.

“Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.

A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

Fale brevemente sobre hobbies, passatempos que são importantes em sua vida. Veja essa resposta como uma apresentação rápida, algo simples. Fale o mínimo possível sobre os detalhes pessoais. Procure palavras simples e corretas, não use gírias e palavras chulas.

Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem

  1. Compartilhe suas habilidades. Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique.

O principal ponto na hora de descrever seu próprio perfil profissional é ser honesto em relação a suas atribuições e qualidades. Apesar de ser uma boa ideia pesquisar mais a fundo sobre os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa, ser autêntico é sempre o melhor caminho!

Descreveria o meu estilo de trabalho como flexível e adaptável. Sou capaz de trabalhar de forma independente, mas também posso trabalhar numa estrutura mais orientada para a equipa. Por exemplo, colaborei com até 15 pessoas em certos projectos no meu trabalho actual, por exemplo.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

“Vocês devem me contratar porque, além da minha experiência na área comercial, também sou flexível, tenho escuta ativa e já liderei uma equipe de cinco pessoas, ajudando a aumentar a média de vendas mensais e melhorando o engajamento da minha equipe.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência. Tenha a autodescrição por escrito e limite-se a ler o que escreveu. ...
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala. Comece sempre com o seu nome e a organização em que trabalha, se for relevante. ...
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Minhas habilidades em vendas e planejamento me ajudarão a alcançar o crescimento esperado”. Por que é uma boa resposta? Quantifica o crescimento das vendas, e isso demonstra ao recrutador que você tem a capacidade de contribuir para o principal objetivo da empresa no momento.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Leve em conta os objetivos da vaga e mostre como sua experiência e habilidades vão contribuir para alcançá-los. Traga exemplos de resultados que você conquistou em experiências anteriores e que tenham a ver com os requisitos da vaga e as “dores” da empresa.