Como falar de nada informal?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Aqui no Brasil temos diversas maneiras de falar “de nada” utilizando as respostas mais comuns como o “disponha”, “fique tranquilo” ou um simples e informal “magina”. No inglês isso também acontece!

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'. Evitam-se as formas 'obrigado você' (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e 'de nada'.]

Exemplos:

  1. Por nada, não há pelo que agradecer.
  2. De nada, disponha sempre que precisar.
  3. Por nada, não fiz mais que a minha obrigação.
  4. De nada, foi feito com muito carinho.

locução adverbial Sem relevância, insignificante; desprovido de sentido, razão ou justificativa: eles acabam sempre brigando por nada.De nada; não tem de quê; modo de agradecimento usado em resposta a: - muito obrigada pelo presente! - Por nada! Etimologia (origem de por nada).

Obrigado por ter me acompanhado durante todo esse caminho. Agradeço por cada minuto da sua atenção e dedicação. Meu coração guarda uma gratidão enorme por tudo o que fez. Obrigado por toda a atenção que você me deu!

Seguem alguns exemplos:

  1. Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  2. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  3. Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  4. Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Estou agradecido por tudo o que você fez. Estou muito agradecida por essa situação. Agradecer com as palavras gratidão e agradecimento. Estes dois substantivos podem ser utilizados para expressar o reconhecimento de algo bom.

Disponha vem do verbo dispor. O mesmo que: prepare, arranje, arrume, coloque, organize, ordene, possua, aposse, domine.

Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

You're welcome!

Recomendam os estudiosos do idioma que, nesse caso, deve-se usar “[POR] nada”, haja vista que “[DE nada]” seria próprio da Língua Espanhola.

Saiba como responder após receber um elogio no trabalho

  1. Obrigado(a)! É um ótimo dia para ouvir isso.
  2. Eu realmente me esforcei muito para isso. Obrigado(a) por perceber.
  3. Obrigado(a). ...
  4. Obrigado (a). ...
  5. Suas palavras significam muito para mim.
  6. É bom saber que estou evoluindo. ...
  7. Consegui graças a sua ajuda/orientação.

Ou responda “Finalmente alguém que me aprecia! Dá muito trabalho ser tão linda”. Se alguém a chamar de linda, lindo, engraçado, etc. responda "Minha mãe também acha" ou "Mas eu não sou tão legal quanto isso" e envie um GIF engraçado de um animal.

Desde a origem do agradecimento, quem presta um favor responde de nada ou por nada, que significa de modo nenhum. No Brasil, as diferenças regionais deram origem a outras formas de responder ao agradecimento, como imagina, não há de quê, além de gírias e jeitos mais informais.