Como falar de forma formal?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Fazer com que a mesma seja mais recorrente no seu dia a dia.

  1. Considere para quem está escrevendo. ...
  2. Revise, revise e revise. ...
  3. Não exagere. ...
  4. Evite siglas e abreviações. ...
  5. Dê preferência a frases curtas. ...
  6. Sinônimos são amigos da linguagem formal. ...
  7. Evite clichês. ...
  8. Dê suporte visual ao destinatário.

LINGUAGEM INFORMAL
Não há rigor do emprego correto das normas gramaticais. Utiliza o vocabulário formal em atenção à norma culta. Utilização de frases informais, linguagem coloquial, variações, expressões. Utilização de gírias, palavras abreviadas, regionalismos, palavrões, onomatopeias.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal.

A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.

A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

Já as frases informais são aquelas registradas em linguagem informal, ou seja, que usam um registro "popular" da linguagem, sem emprego de pronomes de tratamento específico. Podem ou não conter gírias, regionalismos e outros tipos de usos "não-normativos" da gramática.

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

A linguagem formal é mais elaborada e utiliza a norma culta da língua, sendo utilizada em situações profissionais e acadêmicas que requerem um registro mais cuidadoso da língua. Já a linguagem informal é mais coloquial e utilizada em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares.

A linguagem técnica é aquela que é típica de uma determinada área de conhecimento. Seus termos expressam conceitos, fenômenos, processos e características próprios desta área. Isto vale para qualquer campo, seja música, astrofísica, geologia, engenharia ou medicina.

O texto informal é, portanto, bastante comum em conversas cotidianas e mensagens de celular. Por outro lado, a linguagem formal (registro formal) é aquela usada em situações que requerem seriedade ou quando não há familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade.

Quando falamos, usamos sons para formar as palavras.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada. Caro ou cara.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.
  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

A linguagem verbal é aquela que se estrutura por meio da palavra – oral e escrita. Essa informação é muito importante, porque muitos ainda pensam que o vocábulo “verbal” está relacionado a “verbalizar” no sentido da oralidade.