Como falar com uma pessoa orgulhosa?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Antes de interagir com a pessoa orgulhosa, fale com ela e determine o objetivo da conversa — seja bem claro e específico sobre a questão que deseja discutir, e atenha-se a esse assunto.

Aceitar seus sentimentos é importante nesse processo, pois muitas vezes o orgulho excessivo é causado por medo de nos conhecermos ou de aceitar alguma característica nossa. Além disso, você também precisará passar a ouvir mais as outras pessoas e dar espaço para que elas apontem quando você estiver errado.

As pessoas orgulhosas acreditam ser perfeitas e superiores, por isso acreditarão que podem fazer tudo, e que tudo ficará perfeito. De fato, o jeito delas é a melhor maneira de fazer as coisas, simples assim.

Dicas para diminuir com o orgulho no relacionamento

  1. Entenda a origem deste comportamento. Faça uma autoavaliação do porque seu orgulho atinge níveis altos o bastante para interferir nos seus relacionamentos. ...
  2. Pondere os pontos. ...
  3. Dê o braço a torcer. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).

Orgulho ferido = ferida emocional
A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Representa um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. O sentimento pode ser direcionado a outras pessoas.

Como vencemos o orgulho? Ao tomar consciência disso e de seus efeitos e trabalhar conscientemente contra ele em nossos pensamentos, palavras e ações, podemos vencer o orgulho. “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Tiago 4:8. Quando temos a ver com Deus em nossos pensamentos, isso traz castigo e julgamento.

A arma para combater a soberba está na virtude da humildade. Repare nas pessoas sábias que você conhece e admira. Em todas elas a humildade está presente. No entanto, para que isto aconteça, é necessário que esta virtude seja verdadeira, pois do contrário, a humildade será facilmente destruída pela soberba.

Sem equilíbrio, esse sentimento pode se tornar nocivo para o relacionamento, gerar discussões frequentes e afastar o casal. “Sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor e com a própria honra”.

O Orgulho como admiração. O aspecto mais positivo do orgulho é o orgulho como uma admiração. Quando alguém diz: “Estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso” o significado da palavra orgulho está ligado a admiração pelo feito, pela conquista, pela capacidade de realizar.

Ele se sente seguro na superfície das ações, lidando com questões preto no branco, mas quando entra no campo das emoções, onde existem forças ocultas e sentimentos ambivalentes, ele recua e fica acanhado.

Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”. É aquela emoção que enche a mente de imagens grandiloquentes, nos fazendo pensar que tudo gira em torno do nosso umbigo.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

Allan Kardec, através dos espíritos superiores, no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala o seguinte: “Quando o orgulho atinge o seu extremo, é indício de uma próxima queda, pois Deus pune sempre os soberbos”.

Para isso, nada de atitudes drásticas. Pensando nisso, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Mantenha a calma se quiser reconquistar um ex difícil
Primeira coisa necessária para reconquistar um ex difícil é ter calma. Quando você ama e quer estar ao lado da pessoa amada, é natural ter esse senso de urgência, de imediatismo para reconquistar, mas lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.