Como falar com clareza e autoridade?

Perguntado por: alima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

O que significa falar com clareza
Uma pessoa se comunica com clareza quando expressa de maneira assertiva, com objetivo claro. Ou seja, sem dar voltas. Na comunicação interpessoal, clareza significa ausência de confusão na transmissão da mensagem e no entendimento que o receptor tem.

Parecer alguém com autoridade e parecer confiante têm muitas semelhanças, mas não é possível atingir o primeiro sem antes conseguir o segundo.
...
Seja autoconfiante.

  1. Ter uma atitude positiva.
  2. Lidar com emoções efetivamente.
  3. Cuidar de si mesmo — mente, corpo e espírito.
  4. Definir objetivos.
  5. Buscar ajuda quando necessário.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

  1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa. ...
  2. Envolva todos integrantes da equipe. ...
  3. Demonstre confiança nos colaboradores. ...
  4. Reconheça as contribuições dos funcionários. ...
  5. Solicite ideias para a equipe. ...
  6. Recompense os funcionários de alto desempenho. ...
  7. Demonstre interesse pela equipe.

Palavras formais e cultas
São chamadas de palavras cultas ou rebuscadas e até de palavras chiques ou para impressionar. Diligência - Empenho, cuidado e prontidão na realização de algo.

Existem várias ferramentas que podemos colocar em prática para melhorar e trabalhar a nossa clareza mental:

  1. descansar.
  2. fazer exercício físico.
  3. cuidar da nossa saúde.
  4. trabalhar no desenvolvimento pessoal.
  5. esvaziar a cabeça.
  6. ter rotinas.
  7. ser organizado.
  8. praticar mindfulness.

O sentido da comunicação é o resultado que se obtém. Sem uma comunicação efetiva não há sucesso na vida pessoal, profissional, amorosa e social. E o sucesso da comunicação é possível apenas quando a mensagem é enviada e recebida com clareza.

Comunicação no trabalho: 4 dicas de como se expressar com clareza

  1. Dê e saiba receber feedbacks.
  2. Fale com sinceridade e objetividade.
  3. Busque conhecer bem os colegas e colaboradores.
  4. Atualize-se constantemente.

Repita ideias e palavras
Mas, se você quer se comunicar com pessoas simples – e quer se fazer entender -, seja simples. Use palavras acessíveis e repita-as quantas vezes for preciso, em vez de recorrer a sinônimos empolados ou pouco usuais.

Então, aqui vão 3 dicas de como melhorar a dicção:

  1. Treine a sequência de vogais repetidas vezes, sempre fazendo um sorriso aberto e um bico: a, ô, ê, ó, i, u, é
  2. Leia trava-línguas.
  3. Capriche na articulação das vogais das palavras. Pegue textos e leia apenas as vogais.

8 dicas para ser mais confiante

  1. Tome uma decisão. Como não existem fórmulas mágicas, decida que você é uma pessoa confiante. ...
  2. Mude a linguagem. ...
  3. Abrace a insegurança. ...
  4. Transforme a inveja. ...
  5. Anote os elogios. ...
  6. Ria mais. ...
  7. Seja você ...
  8. Tenha um propósito.

Confira as dicas a seguir.

  1. Mantenha o contato visual. O contato visual é a melhor forma de transmitir confiança. ...
  2. Projete a sua voz. ...
  3. Diminua o tom no fim das frases. ...
  4. Fale devagar. ...
  5. Deixe as mãos visíveis. ...
  6. Dê um aperto de mão seguro. ...
  7. Mantenha o corpo ereto. ...
  8. Encene o que irá dizer.

Levante-se, erga os braços e alongue todo o corpo, esticando até a ponta dos pés. Tente se sentir o mais longo e o mais alto possível. 4. Ande pelo corredor com a postura ereta, os ombros para trás e relaxados.

Confira a seguir algumas atitudes que você deve tomar para ser uma autoridade:

  1. Pesquise sobre o seu nicho. ...
  2. Entenda a concorrência. ...
  3. Defina a imagem que quer passar. ...
  4. Conte com uma identidade visual adequada. ...
  5. Produza conteúdo especializado. ...
  6. Utilize vários canais.

Dicas de como se tornar autoridade

  1. Não foque nas vendas logo de cara. É claro que todo negócio precisa vender e lucrar para crescer. ...
  2. Não queira abraçar o mundo. É impossível se tornar autoridade para todos. ...
  3. Entenda o que o seu consumidor precisa. ...
  4. Olhe para os canais certos. ...
  5. Aposte em conteúdo verdadeiramente relevante.

Quem exerce a autoridade mesmo tem voz suave e ao mesmo tempo, firme. O tom de voz de quem tem prestígio é seguro, tem energia vibrante, de alguém que sabe o que quer e onde quer chegar.

Ser pontual, cumprir compromissos, ouvir mais e falar menos, cuidar de sua higiene, procurar ter uma vida saudável, ter cuidados com a sua saúde, são atitudes elegantes. Ter paciência, evitar xingamentos, são atitudes que remetem à elegância. Arrogância não é atitude da pessoa elegante.

7 Passos para ser glamorosa todos os dias

  1. Imagine o seu mundo de charme. Decida em que tipo de mundo gostava de viver e crie-o para si mesma. ...
  2. Invista nos detalhes da sua vida. ...
  3. Crie um Jardim Secreto. ...
  4. Edite a sua vida. ...
  5. Vista-se de acordo. ...
  6. Cultive a sua calma. ...
  7. Cultive a sua mente.

A primeira coisa é você ter consciência do seu corpo, saber com clareza seus pontos fortes e o que quer disfarçar, para saber o que valorizar na hora de se vestir. Mulheres baixinhas, devem investir em roupas bem ajustadas e que ressaltem as linhas do corpo.

No curso de oratória, o aluno aprende a falar bem em público. Assim, busca eliminar os vícios de linguagem comuns no dia a dia. Também trata a timidez e ensina a fazer o público se envolver com a sua voz.