Como falar com a galinha?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Um som curto e agudo parecido "tuc-tuc-tuc" é o que as galinhas usam para dizer "Achei comida, venham ver!". Imite esse som quando quiser oferecer algo para elas comerem ou caso queira reuni-las para protegê-las de algo, como um predador selvagem.

Galinha e Galo são, respectivamente, a fêmea e o macho da espécie Gallus gallus domesticus de aves galiformes e fasianídeas. Os juvenis são chamados de frangos, e os filhotes, de pintos, pintinhos ou pintainhos.

Não existem locais específicos de se acariciar uma ave, cada uma possui um temperamento diferente, e gosta de receber carinho em regiões diferentes do corpo, na maioria dos casos, aceitam bem carícias na cabeça e no dorso (costas).

Cientistas descobriram que suas retinas têm cinco cones sensíveis à cor. Humanos têm só três, que enxergam comprimentos de vermelho, azul e verde –o resto é mistura. Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.

A música “Fli Flai Flu”, do programa Galinha Pintadinha, não tem significado nenhum. Os sons cantados nessa música não são palavras, são apenas sílabas com um som bonito. Fli Flai Flu não tem tradução em nenhuma língua nem tem nenhuma mensagem subliminar.

A Galinha Pintadinha Mini, também conhecida como Popó, é uma mãe muito dedicada à sua família: seu filho Pintinho Amarelinho e seu marido Galo Carijó.

O sistema, conhecido no mundo como “cage free” (livre de gaiola, em inglês), consiste em criar os animais soltos, com alimentação balanceada, água em abundância e espaço para circulação. Por isso é chamado também de criação de “galinhas felizes”.

“Em alguns países pode haver no máximo 17 horas de luz, enquanto que o período noturno deve ser de no mínimo 7 horas. As galinhas acordam por volta das 6h, depois são alimentadas no sistema. Elas têm acesso à alimentação durante todo o dia, mas você não deve incomodá-las durante o período de a postura.

“Mesmo livres ou presos em um galinheiro, eles continuam cantando nas madrugadas, pois nesse horário, sem os barulhos do dia, o som de seu canto vai mais longe, fazendo outros galos saberem que existe um adversário logo ali”, informa.

Além de não beijar e pegar no colo, o CDC recomendou lavar as mãos durante 20 segundos, após tocar nos animais ou nos suprimentos do rebanho; manter os bichinhos e tudo o que for deles fora de casa; e não deixar menores de 5 anos tocarem nas aves, mesmo que sejam pintinhos ou patinhos.

Lave bem todos os utensílios, esfregue bem as tábuas e superfícies usadas para manipular o frango cru. Lave as mãos com sabão e água após manipular o frango cru. Isso ajudará a impedir que a campylobacter continue a contaminar outros alimentos através da contaminação cruzada.

Ninguém sabe dizer o que é uma galinha feliz. Nem se ela veio antes ou depois do ovo. A única certeza é que ela era criada livre, leve e solta, sem nenhum antibiótico ou aditivo químico, e que, seu primeiro ovo, ah, esse era definitivamente orgânico.

Quando imaginamos animais brincando, tendemos a pensar logo em gatos e cachorros, os pets mais comuns. No entanto um estudo publicado na revista Nature sugere que as galinhas também gostam de se divertir. Elas podem correr, pular e até interagir com brinquedos e suas colegas de galinheiro.

Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.