Como fala sarna em espanhol?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

ro ña {f.} sarna {f.}

A sarna humana ou escabiose é contagiosa, transmitindo-se através do contacto direto com a pele de alguém que esteja infetado ou, menos frequentemente, pela partilha da mesma roupa ou da mesma cama, podendo, nestes casos, atingir famílias inteiras.

coçar {verbo}
rascar {v.}

Para crianças maiores e adultos, a sarna pode ser curada pela aplicação de um creme contendo permetrina ou de uma loção contendo lindano no corpo todo, do pescoço para baixo, e lavagem após 8 a 14 horas para remover o produto. Esse tratamento deve ser repetido após uma semana.

A escabiose tem cura, e o diagnóstico deve ser feito por um dermatologista. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas são contaminadas pela sarna humana anualmente em todo o mundo. Portanto, é uma doença de grande incidência.

Deve ser aplicado em todo o corpo por 24 horas, lavado e reaplicado por 3 a 5 dias. Alguns estudos sugerem que a eficácia do tratamento da escabiose pode ser melhorada com a aplicação diária por 10 a 14 dias.

O sabonete recomendado para tratar sarna é o Sanasar 100mg/g, que é eficaz na eliminação de piolhos, lêndeas e sarna.

O vinagre branco de álcool também pode ser uma boa opção para solucionar o problema de como desinfetar colchão com sarna.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos.

Estava a definir "irritante". Perdón, ésa es la definición de molesto.

Não faças isso, fazes-me cócegas. No hagas eso, que me haces cosquillas.

comichão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No tratamento da sarna
Deve-se lavar cuidadosamente a parte afetada com o sabonete, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar. Se houver outras pessoas com sarna na mesma casa, todas devem ser tratadas ao mesmo tempo para evitar reinfecção.

Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.