Como fala picolé no Rio de Janeiro?

Perguntado por: dqueiroz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Sacolé: é o nome do geladinho no Rio de Janeiro. E também comum no Rio Grande do Sul. Refresco: é o nome geladinho no Mato Grosso. Dindim: é como se chama geladinho no Nordeste, no Norte e em Brasília.

Em São Paulo, o sorvete no saquinho pode ser chamado de geladinho ou chup-chup, no interior do estado é chamado de juju.

Dentre outros nomes pode-se citar ainda chupe-chupe, big-bem, juju, dudu, duduzinho, flautinha, flau, sacolete, picolé-de-saco, brasinha, bacaninha, lili, laranjinha, legalzinho, entre outros. Em algumas cidades do Norte também é chamado de chopp.

Indica uma espécie de picolé de suco de frutas servido num saquinho de plástico comprido e estreito, sendo sinônimo de sacolé, geladinho ou chupe-chupe. Dindim é também uma gíria para a palavra dinheiro, equivalente a tutu, grana, bufunfa e capim.

Sorvete solidificado na extremidade de um pauzinho por onde se pega para o sorver.

Significado de Picolé
substantivo masculino [Brasil] Sorvete solidificado, preso à extremidade de um palito.

Estados Unidos

No frio dos Estados Unidos
Foi um menino de 11 anos, o americano Frank Epperson (1894-1983), que inventou o picolé.

Em instantes, veio a descoberta: tratava-se de um geladinho (para os paulistas), sacolé (para os cariocas) ou dindin (para os nordestinos) – conhecido, ainda, como gelinho ou chup-chup pelo país afora. Ao todo, existem inúmeros nomes regionais para esse suco de frutas congelado em saquinhos.

Em SP, conheci como gelinho ou geladinho.

Dindin, sacolé e geladinho: piauiense fatura com vendas durante o BRO-Bró

Até o famoso vinagrete que é o principal acompanhamento do churrasco, pode ser conhecido por nomes diferentes. No Rio de Janeiro, ele é pedido como Molho Campanha.

Muito comum em almoços típicos brasileiros e aquele churrasquinho de domingo, o molho especial feito de tomate com cebola até pode ter o mesmo nome na maioria dos lugares, mas no Rio de Janeiro, por exemplo, se chama “molho à campanha”.

No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

No Rio de Janeiro e em outras cidades do Sudeste, recebe o nome de "sacolé". Em Minas Gerais, é "chup chup", em outros estados é conhecido como "geladim". No Pará, é "chop". No Ceará recebe o apelido de dindin.

Em cada lugar do Brasil, ganha um apelido diferente. Por isso a Gel Fruta vende sacolé no Rio de Janeiro, gelinho em São Paulo, e assim por diante. Mas geladinho em Minas Gerais é chup-chup (chupe-chupe/chup chup). E chup-chup é Gel Fruta.

No Acre (onde nasci) é refresco. E em Minas (onde moro) é Chup chup.

Onomatopeia de campainha: din-don ou ding-dong.

Significado de Dindim
substantivo masculino [Gíria] Nome popular dado ao dinheiro: pessoa com muito dindim! [Gíria] Picolé sem pauzinho, congelado dentro de um saquinho plástico, feito com água e outros ingredientes: prefiro dindim de limão.