Como fala mentira na Bahia?

Perguntado por: lpaz5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

TÔ NA LARICA = TÔ COM MUITA FOME. BARATINO = MENTIRA. BROCOU = MANDOU MUITO BEM.

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai!

O que é Oxe:
Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".

Aliás, binho é o apelido de todo mundo na Bahia. Quando não se sabe o nome, está com preguiça de falar ou simplesmente quando a gente quer te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de binho ou binha.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".

Empregada doméstica contratada para tratar de criança recém-nascida.

De quebradinha, escondido, de fininho. Exemplo de uso da palavra De keke: Mano, tava todo mundo com aquele laricão, os mano foram comer de keke sem nois.

São expressões que o povo da Bahia cria que são únicas. Tem coisas que definem tudo. Falar com interjeições como o ôxe, oxente, xen xen xen (oxen, ôxe, ôxe, ôxe).

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Barril = É uma pessoa boa, top, fechamento. Pode ser usada também em uma situação ruim: “rapaz, passei por um negócio barril ali”, uma situação tensa, complicada; Barril dobrado = É o dobro de barril, ou seja: uma pessoa MUITO boa, MUITO top.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

A gíria baiana laranjada representa aquelas situações onde criam uma expectativa mas na verdade é pura decepção.

Conhecido como “Tricolor de Aço” ou “Esquadrão de Aço”, o Bahia tem como mascote o Super-Homem, cujo apelido é “homem de aço”.

O dialeto baiano ou baianês é um dialeto do português brasileiro, de origem na região Nordeste do país (na cidade de Salvador), e falado no estado da Bahia, além do sul de Sergipe e do extremo norte e nordeste de Minas Gerais, além de regiões limítrofes.

PPRT: abreviação para “papo reto.”

Na Bahia, jante significa aro de pneu.

Ainda nesta época surgiu a palavra “baba”, famosa na Bahia, que faz referência aos jogos de futebol amador nas ruas da cidade.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?