Como fala Eu Te Amo no candomblé?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Mo júbà, gbogbo!

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Ajayô é uma expressão africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Iá (em iorubá: Iyá) é a junção iaiá significa "mamãe", forma carinhosa de falar com a mãe, ou com a senhora da fazenda, muito usada pelos escravos. É uma palavra utilizada em muitos segmentos das religiões afro-brasileiras, principalmente no candomblé.

A palavra Oríkì, em yorubá, significa: "louvar, saudar, evocar". Os Oríkì's são palavras ou frases portadoras de Axé (força) usadas pelos yorubás na hora das oferendas e pedidos aos Orixás. Eles acreditam que, sem os Oríkì's, os Orixás não vão ouvi-lós.

Iyalaxé: Mãe do Axé, a que distribui o Axé.

O pai dos bebês é chamado de baba na língua iorubá.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Mas o que é 'Laroyê, Exu'?
— significa: Olhe por mim".

Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.