Como fala cerveja em Curitiba?

Perguntado por: hluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

BÉRA – Uma das palavras mais importantes do universo: significa cerveja! Exemplo: Piá, vamos tomar uma béra?

“Adevogado”: você conhece o significado dessa palavra, mas deve estar estranhando a letra “e”, já que a grafia correta é “advogado”. É que em Curitiba a pronúncia é assim mesmo, como se houvesse uma vogal entre o “d” e o “v”. Vai entender. Bera: apelido carinhoso dos curitibanos para cerveja.

Comida feita para servir de petisco para bebidas, geralmente muito oleosa. Miudo de galinha, tripa de porco com farinha.

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos.

Curitiba reúne determinados apelidos no decorrer de seu passado, sendo um dos mais famosos o de Cidade Sorriso. Conforme o que se diz, essa alcunha surgiu num documento ufanista como tentativa de reversão da famosa antipatia sofrida pelo povo da cidade.

Aqui em Curitiba chamamos estojo de "PENAL". A palavra "penal" vem láááááá de antigamente, quando se usava pena de ave e tinteiro para escrever.

1. Fiote. A gíria é dita quando alguém quer chamar um amigo ou colega, geralmente, sem malícia, sem experiência.

Bicho do Paraná” surgiu após uma viagem ao Rio de Janeiro, quando sugeriram que cortasse o cabelo e aparasse a barba, mudando características que trazia do movimento hippie, que incluíam ainda a generosidade e o amor à natureza.

Aqui em Curitiba se chama aipim. Mas algumas pessoas também chamam de mandioca.

Significado de bingo: É como os paranaenses chamam o isqueiro...

3) Aipim – Curitibanês
Não é mandioca, não é macaxeira. É aipim.

A gíria djanho significa alguma coisa muito ruim. Então, é muito utilizada em situações de descontetamento como sinônimo de diabo.

Dolangue: mentira, conversa fiada. Djanho: utilizado para representar descontentamento com algo ou alguém, como na expressão "aquele piá do djanho".

Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino. "Piá" foi registrado como um termo caipira em 1920, significando "menino".

A gíria piá significa menino ou garoto. Ou seja, é sinônimo de guri e ambas as gírias são típicas dos estados da região sul.

advérbio [Gíria] Nada. Etimologia (origem da palavra nanai).

Na justificativa, o parlamentar ressalta que o nome Curitiba teve origem na expressão guarani Cury, que significa pinheiro, e tyba, que quer dizer abundante. Com nome científico de Araucária angustifolia, a árvore também é conhecida como Pinheiro do Paraná.

Comer um “dogão” nas noites curitibanas é clássico, além disso, também é uma delícia. O prato que inicialmente era apenas uma salsicha no pão, ao chegar no Brasil, ganhou diversos acompanhamentos e se tornou um dos lanches de rua mais populares do mundo.

Reza a lenda que em 1852, um açougueiro batizou uma receita de salsicha com o nome da raça de seu cachorro: dachshund.

O mega sanduíche pesa o equivalente a cinco cachorros-quentes de tamanho normal e custa de R$ 30 a R$ 40. A ideia surgiu logo no primeiro ano de funcionamento, quando Alex Breda pesquisava o que fazer de diferente em seus lanches.