Como faço para ver se o CPF está inválido?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Como saber se seu CPF está irregular? Checar a situação do CPF é simples: basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. Será apresentado um pequeno relatório com o status do seu cadastro.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser cancelado apenas quando houver duplicidade de cadastro, ou seja, dois CPFs para uma mesma pessoa, ou por decisão judicial. O CPF é único, individual e intransferível.

Se no momento do cadastramento a mensagem de “CPF inválido” for exibida, verifique se os dados informados estão corretos. Se mesmo assim a mensagem continuar a ser exibida, recomendamos que você verifique se seus dados estão corretos na base da Receita Federal.

Pendência com a Receita Federal: o que verificar? Toda a verificação de pendência na Receita Federal acontece no portal e-CAC. Depois que você faz o login, você consegue saber, por exemplo, se seus dados estão corretos e atuais.

Também é possível regularizar o CPF suspenso comparecendo a uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Nesses locais, o custo da operação é de R$7,00. Para quem está no exterior, a regularização do CPF suspenso também pode ser feita pelo número +55 11 3003-0146.

A Receita Federal disponibiliza uma ferramenta que permite a regularização cadastral para quem tem a situação cadastral como "Suspensa". O contribuinte deve possuir título de eleitor. Caso não possua o título de eleitor, o cidadão deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou dos Correios.

Na internet, o passo a passo é simples:

  1. Acesse o site de Regularização de CPF.
  2. Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado.
  3. Envie o formulário para a Receita.
  4. Por último, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.

No celular

  1. Baixe o app da Receita Federal (Android | iOS);
  2. Toque em “Outros serviços”;
  3. Selecione a opção “Regularização de suspensos”;
  4. Preencha todos os dados solicitados;
  5. Toque em “Enviar”.

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.

Acesse o e-CAC: o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é o portal eletrônico da Receita Federal que oferece serviços e informações relacionadas aos contribuintes. É possível chegar nele pelo site da Receita Federal para fazer o login no e-CAC utilizando seu CPF e senha ou certificado digital.

Com o CPF irregular, você fica impedido de movimentar conta bancária, tirar passaporte, comprar imóveis e adquirir financiamento. De acordo com a Receita Federal, até junho deste ano, cerca de 25 milhões de CPF estavam suspensos, 1,8 milhão cancelados e 315 mil pendentes de regularização.

CPF inválido: o CPF informado não tem estrutura válida de números e dígitos verificadores, ou seja, não segue o formato correto. CPF cancelado ou suspenso: o CPF fornecido está com a situação cadastral cancelada ou suspensa junto à Receita Federal do Brasil.

De acordo com a consultora jurídica Viviane Zughayar, do Sebrae, esse problema é causado por erros cadastrais no sistema. “Num primeiro momento, nós acreditávamos que o excesso de acessos estava gerando isso, mas depois identificamos que são inconsistências cadastrais na Receita Federal.”

Abra o aplicativo CAIXA Tem e toque na conversa “Atualize seu Cadastro”. Informe seus dados, conforme solicitados pelo aplicativo. Envie uma foto do seu documento pessoal de identificação (RG ou CNH) e uma foto sua (selfie) com o documento na mão.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!
  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
  2. Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".

Agora é só acessar o site da Receita Federal - https://www.receita.fazenda.gov.br/ - e clicar no ícone com a palavra CPF. Logo vai aparecer a opção para regularizar o cadastro. Depois, é só preencher os dados corretamente e aguardar a revogação da suspensão”, explicou o gerente da Prime Contabilidade,Gabriel Moretti.

72 horas

Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal? O processo de mudança de status de pendente para regular depende do tempo de processamento da Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal. O tempo médio costuma ser de 72 horas.