Como faço para usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

As principais formas de entrar na faculdade com a nota do Enem são por meio do ProUni, do SiSu, do acesso direto e do complemento da pontuação.

A nota do Enem é o seu passaporte para ingresso em Instituições de Educação Superior públicas e privadas. O Exame Nacional do Ensino Médio tem servido como base para acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies.

400 pontos no Enem dá para qual curso?

  • Engenharia Sanitária e Ambiental – 399,98 pontos. Um dos cursos mais atuais e importantes na área de Engenharia, a Sanitária e Ambiental, obteve nota de corte de 399,98 pontos no Sisu 2021. ...
  • Letras – Língua Portuguesa – 400,99 pontos. ...
  • Ciências Biológicas – 417,07 pontos.

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

O que fazer depois da nota do Enem sair | 5 dicas

  1. Participar de processo seletivo para instituição superior pública. ...
  2. Disputar a chance de estudar no exterior. ...
  3. Concorrer a financiamento estudantil. ...
  4. Concorrer a bolsa de estudo. ...
  5. Descontos em instituições privadas.

Como usar a nota do Enem na disputa por uma vaga na faculdade. A pontuação que você obteve no Enem pode ser usada para: Se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a uma vaga em universidade pública ou instituto federal de educação.

Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies.

700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias. 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

800 pontos

É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.

Médias das notas
A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O desempenho garantiu uma vaga no curso de engenharia civil.

Nessa prova, os estudantes com 10 acertos atingiram notas de 300 a 450. Já os que obtiveram êxito em 15 questões conquistaram um resultado que variou de 400 a 500 pontos. O candidato que gabaritou todos os 45 itens conseguiu a nota 867,2.

Se o estudante participou do Enem 2022 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2023/2. As inscrições são feitas no site acessounico.mec.gov.br/sisu.

Conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando...

  1. BOLSA INTEGRAL.
  2. BOLSA SOCIAL.
  3. BOLSA ATLETA.
  4. SISU.
  5. PROUNI.
  6. FIES.
  7. EDUCA MAIS BRASIL.

Uma das formas conhecidas para conseguir desconto em faculdades com o Enem é utilizar a nota em programas do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Conheça algumas universidades públicas federais que substituíram totalmente o vestibular pelo Sisu como forma de ingresso de novos alunos: Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)