Como faço para trancar a matrícula na UNIP?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O trancamento de matrícula pode ser solicitado pelo aluno junto à secretaria virtual. O aluno deverá validar sua solicitação junto ao polo de apoio presencial.

Para solicitar o trancamento de matrícula, é necessário entrar em contato com a instituição. Algumas delas oferecem a possibilidade de dar início ao processo por meio do portal do aluno, de forma online. Para destrancar a faculdade, a regra é a mesma: basta fazer a solicitação e enviar os documentos que foram pedidos.

Os cursos de Educação a Distância – EaD, assim como os presenciais, precisam cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC. Os alunos de EaD também têm o direito de trancar a matrícula e, em geral, o procedimento e requisitos são os mesmos da modalidade presencial.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
É a interrupção temporária das atividades escolares e deve ser requerida junto à Secretaria, no prazo estipulado no Calendário Escolar, pelo aluno, que deverá estar em dia com o pagamento de suas mensalidades.

Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição. Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada. O tempo pode variar de acordo com a sua instituição de ensino.

Não é necessário pagar para trancar a faculdade. O ato de pegar uma matrícula de um curso superior e trancar é direito de todo estudante. O trancamento pausa o curso de todas as maneiras, seja quando falamos das aulas ou até do pagamento das mensalidades.

É possível voltar ao curso de onde eu parei? Uma dúvida muito comum sobre o chamado reingresso tem a ver com a possibilidade de retornar à graduação do ponto onde parou. A boa notícia é que é possível continuar de onde interrompeu o curso.

3) Em quanto tempo posso voltar? Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.

Confira os 5 principais motivos para trancar a faculdade

  1. Problemas financeiros. Um dos principais motivos para trancar a faculdade são os problemas financeiros. ...
  2. Rotina estressante. ...
  3. Dúvidas quanto à escolha do curso. ...
  4. Necessidade de se especializar. ...
  5. Desejo de estudar e trabalhar fora do país.

Eles estão proibidos de cobrar taxas para a realização de procedimentos normais e necessários ao seguimento do curso, como segunda chamada de prova, por motivo justificado, revisão de nota, trancamento de matrícula ou disciplinas, justificativa de falta, aproveitamento ordinário de estudos, cadastramento de senha, ...

Eu, ______________________________________________________, aluno(a) do curso _____________________________________________matrícula_____________ ano/semestre ___________, telefone __________________, requeiro dessa Instituição de Ensino o Trancamento de Matrícula por motivo de ...

De acordo com a legislação, o estudante tem o direito de trancar o curso mesmo que tenha mensalidades atrasadas. Impedir o aluno de realizar este processo alegando inadimplência pode ser considerado cobrança indevida.

É possível trancar a faculdade a qualquer momento? O período para solicitar o procedimento começa com cada semestre letivo e vai até uma data definida no Calendário Acadêmico da instituição. Portanto, não é possível trancar a faculdade no meio do semestre, por exemplo.

Trancamento: Você possui vínculo com a instituição podendo retornar solicitando o destrancamento de matrícula a qualquer momento conforme regras e prazos estabelecidos para cada curso. Cancelamento: Você perderá o vínculo com a Instituição de Ensino, devendo prestar novo processo seletivo para um novo ingresso.

O processo de trancamento de matrícula pode variar entre instituições de ensino superior, já que cada uma delas definem suas regras para o trancamento, mas em média, o prazo para que você possa suspender sua matrícula para decidir se vai retomar o curso em outro momento ou até mesmo mudar, é de dois anos.

A necessidade do cancelamento por parte do aluno pode ocorrer antes de começar o curso, ou mesmo durante. Quando solicita o cancelamento, a instituição decide aplicar uma multa ou retenção de valores pagos, com base em algum contrato de adesão ou Política de Cancelamento estabelecida unilateralmente.