Como faço para tirar o bilhete único do idoso?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo site de atendimento digital sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

Em São Paulo, o Bilhete Único passou a valer para idosos de 60 a 64 anos utilizarem os ônibus de graça. De acordo com a SPTrans, a medida está em vigor desde o dia 1º de fevereiro na capital paulista. Além disso, idosos de 60 a 64 anos também já podem ter gratuidade nos transportes estaduais.

Faça o cadastro do Bilhete Único pelo site da SPTrans. Após preencher o cadastro, sem deixar pendências, retire o cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 06h às 22h).

Agende uma entrevista em um posto do CadÚnico para obter um NIS (Número de Identificação Social) que contemple uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Importante: após a entrevista, insira o NIS em seu cadastro e aguarde o prazo de análise e validação, que leva até 45 dias.

Por ser um procedimento novo para as pessoas que têm entre 60 e 64 anos, a SPTrans lembra que para ter a gratuidade em seu Bilhete Único Comum, basta aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos ...

USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.

Como solicitar o benefício no Cartão TOP
A solicitação pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados, distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

Após ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a lei que garante transporte público gratuito a todas as pessoas com idade a partir de 60 anos foi sancionada nesta sexta-feira (16) pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). O benefício deve passar a valer a partir de 1º de janeiro de 2023.

Quantos assentos são reservados para idosos com gratuidade? As empresas prestadoras do serviço deverão reservar duas vagas gratuitas para os idosos em cada veículo do serviço convencional.

8 Benefícios que toda pessoa idosa tem direito

  • Desconto de Meia-Entrada.
  • Atendimento Preferencial.
  • Vagas de Estacionamento.
  • Gratuidade no Transporte Público.
  • Isenção do Imposto de Renda.

Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. O direito ao desconto de 50% na entrada dessas atividades está garantido no Estatuto do Idoso. Basta, para isso, apresentar o RG no momento da compra do ingresso.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

Documento de identificação (RG, CNH, CTPS) e CPF - (original) Comprovante de endereço atualizado - (original) Cartão do vale transporte benefício (se quiser integrar ao Bilhete Único Metropolitano)

O serviço estará disponível também nos terminais Pinheiros, Bandeira, Santo Amaro, Capelinha, Princesa Isabel, São Miguel, A. E. Carvalho, Água Espraiada e Vila Nova Cachoeirinha, além de Lapa e Parque Dom Pedro II, já em funcionamento.

O cadastro pode ser feito no link sptrans.com.br/atendimento, com alguns dados pessoais. Atualmente, é possível ter atendimento para on-line para auditoria médica, Bilhete Único comum, bilhete de estudante, para gestante, idoso, obeso ou pessoa com deficiência.