Como faço para sustar um cheque Santander?

Perguntado por: tmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Internet - É só acessar a sua conta-corrente, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “sustar cheque” no campo de busca.

O serviço está disponível na aba "conta corrente", disponível no menu do aplicativo. Ao clicar na aba, aparece a opção "cheques" e, em seguida, o botão "sustação/revogação ou baixa".

Sim, de acordo com a legislação vigente, o emitente pode sustar o pagamento de um cheque, formulando ao banco por escrito seu pedido e indicando o motivo da sustação. O pedido de sustação deve ser feito por carta e entregue sob protocolo.

Internet - É só acessar a sua conta-corrente, com agência, conta e senha eletrônica, e digitar “sustar cheque” no campo de busca.

Caso você visite o caixa eletrônico pessoalmente, deve apenas inserir o cartão, digitar sua senha e clicar em “Cheques – Bloquear pagamento de cheques” ou em alguma categoria parecida. É possível também ligar nas centrais de atendimento do seu banco ou ir pessoalmente até a sua agência.

Sustação provisória: é possível pedir a sustação do cheque por telefone, em terminais bancários ou pela internet para fins emergenciais. No entanto, a solicitação deve ser confirmada com a instituição financeira em até dois dias úteis.

Importante lembrar que a revogação de cheques, sem razões de direito ou de fato que a autorizem, pode se constituir como ilícito penal, tipificado como estelionato, resultando em processo criminal e até na condenação do emitente a alguns anos de prisão.

Qual é o prazo para protestar um cheque? O prazo legal é de 1 mês quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento e, de 2 meses, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior.

Os bancos não podem negar a sustação de um cheque por desacordo comercial, mas é responsabilidade da instituição questionar o pedido de sustação feito pelo cliente. Neste caso, a lei assegura à pessoa que emitiu os cheques a possibilidade de sustar sua quitação, desde que devidamente solicitada.

Se houver perda ou roubo de cheque, como impedir o seu protesto? R. Deve-se dirigir imediatamente a uma delegacia de polícia, registrar um boletim de ocorrência (BO) e levá-lo ao Banco, para que o cheque seja sustado pelo motivo registrado, impedindo-se, assim, o seu protesto.

SISTEMA PERMITE CONSULTAR SE CHEQUE FOI BLOQUEADO OU ROUBADO
A nova ferramenta, disponibilizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em cumprimento a uma resolução do Banco Central, pode ser acessada pelo site www.chequelegal.com.br.

Quando não se tem dinheiro na conta para compensar um cheque, ele é devolvido por falta de fundos. O banco tenta apresentar o cheque uma segunda vez para ser quitado. Se novamente ele não for pago por falta de saldo na conta, será chamado de cheque sem fundo, ou cheque sem provisão de fundos.

O pagamento do cheque pode ser sustado pelo emitente em duas hipóteses: a) revogação, também chamada contraordem. O emitente do cheque pagável no Brasil pode revogá-lo, mercê de contra-ordem dada por aviso epistolar, ou por via judicial ou extrajudicial, com as razões motivadoras do ato.

Os cheques devolvidos pelos motivos 20, 25, 28, 30 e 35, não podem ser protestados (item 32, do Capítulo XV, das NSCGJ).

Se não ficou satisfeito com a solução apresentada para sua reclamação, contate a Ouvidoria, mas caso seja a sua primeira reclamação, entre em contato com o nosso SAC pelo telefone 0800 762 7777. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 9h às 14h, exceto feriados.