Como faço para saber se meu seguro desemprego está liberado?

Perguntado por: ltaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Por meio do telefone 0800 726 0207, que é o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Caixa Econômica Federal, é possível receber atendimento o tema.

O PAT Monte Mor informa que para dar entrada no Seguro Desemprego é preciso fazer agendamento via whatsapp, enviando mensagem para 19.3879-9886.

A informação de que seu Requerimento de Seguro-Desemprego foi cadastrado e que você poderá acompanhar o processo pela internet ou mesmo pelo aplicativo celular Carteira de Trabalho Digital.

O que significa parcela emitida no seguro desemprego se o dinheiro não cair? Quando o beneficiado recebe o aviso de parcela emitida e o pagamento não cai, significa que existe algum erro. Por exemplo, os dados bancários podem conter algum número incorreto.

Saque. O benefício será creditado automaticamente na conta informada quando do requerimento, seja na CAIXA ou em outra Instituição Financeira. O crédito para outras instituições financeiras ocorrerá por meio de Transferência Eletrônica de Valores – TED.

Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador em seu smartphone (Android e iOS); Abra o app e clique em "Acessar"; Realize o login com o número do NIS; Na aba "Consultas", clique em "Seguro-desemprego".

Por meio da internet no Portal de governo https://www.gov.br/pt-br, onde a solicitação do Seguro Desemprego encontra-se com destaque logo na entra da página; Por meio dos telefones das Superintendências Regionais do Trabalho; Por meio de e-mails corporativos: trabalho.(uf)@mte.gov.br.

Geralmente, a primeira parcela tem um prazo fixo para ser liberado, 30 dias após a demissão sem justa causa. Contudo, muitos trabalhadores fizeram algumas solicitações alegando atraso no pagamento do FGTS. Por sua vez, o empregado pode fazer o pedido do valor em um prazo máximo de 120 dias logo após a dispensa.

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.

Não é mais permitido realizar a antecipação do seguro-desemprego, já que foi uma medida adotada em 2020 durante a pandemia de Covid-19.

O atendimento eletrônico será automatizado ou por meio de um atendente. Contato: chamada telefônica para o número 158. Horário de funcionamento: 7h às 19h.

A expressão 'emitida liberação de parcela programada' significa que a liberação do valor da parcela programada foi autorizada e no momento certo pode ser sacada.

Santander

São Paulo, xx de janeiro – O Santander oferece ao mercado o Empréstimo em Folha Garantido, um crédito consignado que possibilita a contratação do seguro desemprego, garantindo o pagamento de até três parcelas do empréstimo em caso de desemprego involuntário do contratante.

Parcelas do seguro-desemprego
Segundo o Ministério da Economia, o tempo estimado para análise e pagamento da primeira parcela do auxílio é de 31 a 60 dias. Os demais vencimentos são pagos a cada 30 dias, desde que o segurado continue cumprindo os requisitos necessários.

Trabalhador formal e trabalhador com bolsa qualificação
O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou a tabela anual referente aos cálculos dos valores do seguro-desemprego em 11 de janeiro de 2023. Dessa forma, o valor do benefício não será inferior ao valor correspondente do salário mínimo vigente, R $1.302,00.