Como faço para saber se meu NIS está cadastrado?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Como consultar o Cadastro Único 2023? Para saber se você está inscrito no CadÚnico a consulta pode ser feita pelo novo site do Cadastro Único em cadunico.dataprev.gov.br (é necessário fazer login com CPF e senha do login Gov.BR). O portal oferece a consulta por CPF, consulta simples e consulta completa aos dados.

O usuário poderá verificar se seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Uma das formas de encontrar o NIS é na carteira de trabalho, e o número pode ser identificado como PIS. Além disso, é possível verificar o NIS no cartão cidadão, extrato FGTS, cartão Auxilio Brasil ou Bolsa Família, pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa Econômica Federal.

Quando o NIS está desatualizado? A atualização cadastral dos dados vinculados ao NIS deve ser realizada sempre que houver mudanças nos dados pessoais como endereço, renda, número de familiares, entre outros.

Quem tem direito ao NIS? Segundo o site da Caixa Econômica Federal, tem direito ao NIS as seguintes pessoas: Trabalhador vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; Beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa);

Qual a diferença entre inscrição PIS e inscrição NIS? Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo CAIXA Tem ou ligando para o Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111. Depois digite o seu CPF ou NIS.

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

45 dias

O órgão tem um prazo de 45 dias para dar a resposta sobre a aprovação do benefício. E, para o benefício ser liberado, é preciso haver disponibilidade para que novas famílias sejam incluídas no programa. Você pode acompanhar a aprovação do Auxílio Brasil pela internet.

Depois de incluir a família no Cadastro Único ao responder a entrevista feita no CRAS, o Ministério da Cidadania tem um prazo médio de 45 dias para dar a resposta sobre a entrada no Auxílio Brasil.

Uma das melhores formas de manter seus dados atualizados é pelo aplicativo do CadÚnico, no site do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania. Essa atualização deve ser realizada pelo responsável pela família. O aplicativo do Cadastro Único está disponível para Android na Play Store e para Apple na App Store.

O beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

O Ministério da Cidadania diz que neste ano apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Na página da CAIXA, no ícone "Acessar meu NIS", informando o número de CPF e senha do "Login CAIXA" para buscar o número do seu NIS/PIS. No aplicativo CAIXA TEM, por meio da funcionalidade "Meu NIS" também é possível obter o seu número NIS.

Veja o passo a passo da consulta:

  1. Acesse o site oficial do CNIS;
  2. Clique em “Cidadão”;
  3. Em seguida selecione “Inscrição” e depois “Filiado”;
  4. Por fim informe alguns dados como: nome da mãe, nome completo, CPF, RG, endereço e e-mail;
  5. Após todos esses dados o usuário terá acesso a suas informações do NIS.