Como faço para resumir um artigo?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Passe o olho no artigo e procure os argumentos principais.

  1. Sublinhe ou passe marca-texto na proposta ou no objetivo do texto.
  2. Grife também os argumentos que embasam a ideia principal.
  3. Destaque os títulos das seções.
  4. Observe o método de estudo, se houver.
  5. Sublinhe os achados, as conclusões ou resultados.

Na aba Personalizar, marque a categoria “Todos os Comandos”, encontre o item “Ferramentas de AutoResumo” e clique em “Adicionar”. Feito isso, o ícone para a função aparece no topo da tela. Selecione “Resumo Automático” para abrir a página de opções de configuração.

O resumo deve conter no máximo 250 palavras, em fonte Arial, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas 1,5. O resumo deve apresentar, com clareza, os seguintes itens: objetivos, indicação da metodologia e resultados esperados ou obtidos.

Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas. E, por fim, a conclusão, que é o fechamento da linha de raciocínio.

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.

Resoomer

Além de resumir textos, o Resoomer entrega algumas funções interessantes, como configurar o tamanho do resumo de forma manual, otimizada ou por análise, que destaca as frases mais importantes. O site também permite reescrever o texto ou traduzi-lo para outro idioma.

Resumir um texto significa reluzi-lo em poucas palavras mantendo o seu objetivo, ou seja, o seu tema central. Para que o objetivo seja mantido é importante identificar o tema do texto, os dados importantes e as palavras desconhecidas para conhecer o significado das mesmas.

4 passos para fazer um bom resumo

  1. Leia e releia o texto. ...
  2. Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto. ...
  3. Organize as ideias principais>> Descubra os 10 melhores métodos de estudo para se preparar para o vestibular e Enem.

Como escrever um bom resumo? redigida de forma impessoal, não excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Muitas vezes, é com base nesses elementos que o leitor toma a decisão de ler o documento no todo, caso seja interessantes para a sua pesquisa.

Como resumir texto automático em nosso site

  1. Cole seu texto de até 1000 palavras no campo a esquerda.
  2. Clique no botão Resumir e aguarde alguns segundos.
  3. O texto resumido aparecerá. Revise e corrija, caso desejar.
  4. Caso precisar evitar plágio, clique no botão Reescrever.
  5. Reescreva o seu resumo online.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

O texto do resumo deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias. Em relação ao seu formato, o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa (Santos, 2015).

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Resumo: Este espaço deve apresentar uma perspectiva concisa sobre o tema, suas abordagens e conclusões. Deve conter entre 50 e 100 palavras, com a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado.

A ABNT tem uma norma {NBR 6028} para resumos, e ela traz boas dicas quanto à extensão do resumo: Se for um resumo de trabalho acadêmico: use de 150 a 500 palavras. Se for um resumo de artigo de periódico: use de 100 a 250 palavras. Se for um resumo breve: use de 50 a 100 palavras.

Qual a diferença entre resumo simples e resumo expandido?

Resumo simples
DefiniçãoÉ um texto curto com as principais informações e ideias de um artigo ou outro documento.
Total de páginas1
Número de palavrasDe 300 a 500
LinguagemAtiva e na terceira pessoa do singular, com discurso indireto