Como faço para registrar uma maritaca?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

A Polícia Militar Ambiental reforça que a caça, a captura, a apanha destes animais é considerada crime ambiental, o autor pode ser responsabilizado criminal e administrativamente por meio da aplicação de multa no valor de R$ 500,00 por animal capturado.

Fácil de ser vista na natureza, a maritaca é um animal silvestre! Sendo assim, ela só pode ser criada em cativeiro com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

A compra deve ser realizada diretamente com criadores ou estabelecimentos habilitados junto ao IBAMA, sendo imprescindível exigir a nota fiscal da operação, que deve conter, no mínimo, as seguintes informações: nome popular do animal, nome científico do animal, tipo e número de marcação (anilhas para aves, chips para ...

Após o cadastro no site do IBAMA, você deverá dirigir-se a uma das unidades do Instituto e realizar o pedido de suas anilhas e o registro de seus filhotes, para estar dentro da lei. No site do IBAMA você confere todas as informações e documentação necessária para registrar-se.

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

Ideal para Calopsitas, Maritacas, etc. Valor: $ 120,00 os dois.

25 anos

Posso cortar as penas das asas de minha ave para evitar que ela voe ou é algo prejudicial? Os donos costumam fazer isso com papagaios, calopsitas e maritacas. “O corte não causa dor, mas, se malfeito, leva a problemas como a automutilação”, afirma o veterinário Eduardo Reinert, do Consultório das Aves, em Santo Amaro.

Dos Crimes contra a Fauna
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Ao entrar no Portal de Serviços do Ibama, selecione a opção “Licenciamento Ambiental Federal” disponível no menu “Serviços”. Na tela que será exibida, selecione a opção “Consultar Processos - Requerimentos”, a qual dará acesso a página que permite realizar novos requerimentos e consultar o processo de licenciamento.

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.

Uma ótima forma é entrando em contato com o IBAMA ou um órgão estadual competente da sua região para saber essa informação. Você pode entrar no site do instituto, ou então contatá-los pelo telefone: 0880-61-8080.

O principal ponto de distinção entre maritaca e papagaio é a altura. As maritacas costumam ser menores que os papagaios. Porém, essa não é a única diferença. O rabo da maritaca é menor e ela não imita sons reproduzidos por outros seres.

A criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA. O órgão exige apenas a comprovação legal da origem deste papagaio. Na transação comercial realizada para adquirir o papagaio junto ao criatório autorizado, é obtida uma nota fiscal.

A retirada das anilhas somente poderá ser realizada pelo próprio solicitante, identificado por documento legal. Caso não possa comparecer à unidade para receber as anilhas, você poderá indicar um procurador. A Procuração deverá, obrigatoriamente, seguir o estipulado no art.

A prática desta atividade está sujeita ao cumprimento de leis e normas que variam de país para país mas, geralmente, qualquer pessoa pode obter uma autorização legal, concedida após um período de treinamento, para participar nos esforços de anilhamento.

Multa por manter 14 pássaros em cativeiro é reduzida para R$ 700,00.

Primeiramente é necessário que o interessado efetue o cadastro na página do IBAMA: https://servicos.ibama.gov.br/ utilizando o Mozilla Firefox.

O Projeto de Lei 1487/19 altera a Lei de Proteção à Fauna para proibir a criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos. A proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas, a partir de 180 dias da promulgação da lei.

sob ataque e começou a falar pra só ela tinha seis meses de. idade só que hoje já tem 20 anos pessoal então já faz um tempinho para a minha família.