Como faço para pagar IPVA e licenciamento?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados, e nas Lotéricas. Após o pagamento o documento digital fica disponível para download e impressão no item 'Licenciamento Digital' nos portais do Poupatempo, Detran e Senatran.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago pelo Internet Banking do celular. Instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander oferecem áreas específicas nos respectivos apps para o cadastro do Renavam do veículo e liberam acesso aos débitos do automóvel.

Em 2023, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 4, por exemplo, tem o último vencimento em 16 de maio, e a placa 5 no dia 17/5.

Pagar o IPVA é fundamental para realizar o licenciamento do veículo. O motorista não pode ser multado por estar com o IPVA atrasado , mas fica impossibilitado de licenciar seu carro. Vale ressaltar que cada Estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota.

Em caso IPVA atrasado, poderá receber um comunicado pelo correio com o prazo para acertar a pendência. Caso não pague mesmo assim, seu nome pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, para como Serasa, SPC ou SCPC.

De acordo com as leis de trânsito, andar com o IPVA vencido não é considerado uma infração de trânsito. Isso porque nenhum tributo pode ser cobrado de forma coercitiva pelo estado, já que existem outros meios de cobranças previstos em lei para a exigência de impostos em atraso.

A multa por licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima. A circulação com o CRLV vencido é estritamente proibida, por isso, o motorista é multado no valor de R$ 293,47 e recebe 7 pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa.

Para acessar o IPVA AL 2023 basta acessar o site da Secretaria da Fazenda, ir em “Espaço do Contribuinte”, escolher a opção “IPVA” e depois “Emissão de Boletos”.

A consulta do licenciamento atrasado deve ser feita do mesmo modo que a verificação daquele que ainda está em dia, por meio da placa do veículo ou do Renavam no site do Detran, portal do Senatran ou com o DOK Despachante.

Para efetuar o pagamento, basta informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) na rede bancária credenciada e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa.

A consulta aos débitos do(s) veículo(s) vinculado(s) ao seu CPF/CNPJ pode ser realizada pelo SIVEI - Sistema de Veículos, da seguinte forma: Acesse o SIVEI e faça login; No menu superior clique em IPVA e depois em consulta de débitos.

A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.

Para efetivar o pagamento, o contribuinte não precisa ser correntista do banco federal e deve informar somente placa e Renavan do veículo no local de atendimento. Para mais informações sobre o IPVA 2023, clique aqui.

Acesse sua conta com sua agência, conta corrente e senha eletrônica; Digite na busca: "Detran". Em "Pagamentos ao Detran", clique em "Continuar". Selecione o estado do seu veículo e clique na opção "IPVA".

Você pode ter o IPVA parcelado de duas formas: pela Secretaria da Fazenda, que em 2023 disponibiliza pagamento entre 3 e 5 vezes, ou pelo Super App do Gringo. Por meio dele, é possível pagar à vista ou em até 12x no cartão de crédito.

Carros isentos de IPVA 2023: confira os modelos

  • 1.1 Carros PcD.
  • 1.2 Carros híbridos e elétricos.
  • 1.3 Carros com mais de 20 anos de fabricação.