Como faço para obter a cor lilás?

Perguntado por: dalvim9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A cor lilás é derivada da mistura entre o vermelho e o azul e por ser uma tonalidade delicada, muitos místicos utilizam essa cor para decorar os ambientes de meditação.

Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias: Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta. Azul + amarelo = verde.

Lilás + amarelo
Como falamos antes, o amarelo clarinho (butter yellow) que lembra a cor da manteiga está super em alta. Por isso, nada melhor do que uma combinação entre as duas cores tendência, não é mesmo? Com essa harmonia conseguimos um look na pegada dos tons pastel e que traz leveza e todo um toque primaveril.

O lilás é suave e sereno, então sempre vai cair bem com outros tons claros. Nessa cartela, a sugestão é o branco, cinza, menta e qualquer outra cor que transmita também a suavidade de uma cor leve.

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil, mas caso você misture mais vermelho que azul dará origem a cor púrpura e magenta.

Um tom de roxo muito delicado é o lilás, que recebe um acréscimo de branco na sua composição.

Saiba que a combinação do amarelo, vermelho e laranja dão origem à cor salmão.

O cobre é mistura do amarelo com o vermelho, que são as duas cores primárias, que ao misturar revela o (LARANJA) que é a cor Terciária na Colorimetria Capilar.

Diferenças entre lavanda e a cor lilás
Por mais que sejam confundidos, lavanda e a cor lilás são tonalidades diferentes de roxo. O primeiro tende a ser mais pálido e é mais próximo do azul e até do cinza. Já o segundo possui pigmentação mais alegre e subtom puxado para o rosa.

A denominação da cor remete à planta lavanda, que também é chamada de alfazema, que é muito usada para fazer fragrâncias, ornamentações e até mesmo como planta medicinal. Por ser uma cor clara, a cor lavanda traz sutileza, leveza e feminilidade aos looks.

Lavanda Digital

O ano de 2023 já tem uma cor para chamar de sua: é a Lavanda Digital.

Verde + azul = Ciano.

Azul + Roxo = Azul-arroxeado.

Já a união do azul com vermelho é o roxo, enquanto o laranja é o resultado da junção de vermelho e amarelo. Da mistura de cores primárias com cores secundárias, nascem as cores terciárias.

As cores subtrativas surgem a partir das seguintes misturas: Vermelho + verde = Amarelo.

Cores Terciárias: união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

A mistura de amarelo (cor primária) com verde (cor secundária) cria o amarelo esverdeado.

Ao contrário do que se pensa, as cores lavanda e lilás são fáceis de combinar e ganham mais vida com cores como azul, caramelo, nude, off white e até cinza.

Cores que combinam com roxo
Como exemplo de tons que combinam com roxo, podemos citar o pretinho básico, o vermelho, o rosa, o azul, o bege (ou nude), o branco, o marrom, o vinho e até mesmo algumas tonalidades de verde.

Tons que formam um par ou trio perfeitos com o azul são: verde, laranja, vermelho, amarelo e os clássicos preto e branco. Apostar em alguma ou algumas dessas cores é sucesso cromático mais do que garantido.

Cores Quartenárias: As cores quartenárias são feitas da mistura de duas cores secundárias: Verde + Roxo = Ardósia Laranja + Roxo = Castanho Laranja + Verde = Citrino Page 3 Através da mistura destas cores é que se pode fazer todas as cores conhecidas.