Como faço para me cadastrar para pegar colírio de graça para tratamento de glaucoma?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Formulário de Vistoria do Gestor; Declaração do estabelecimento que comprove a capacidade de realizar atendimento para o tratamento do glaucoma com medicamentos no Âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica; Alvará de Funcionamento e da Vigilância Sanitária.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

BIMATOPROSTA + TARTARATO DE BRIMONIDINA + MALEATO DE TIMOLOL
“Mais de 70% dos pacientes com GLAUCOMA utilizam mais de uma medicação [que geralmente vêm em frascos separados]. O novo colírio traz a junção de três substâncias em um mesmo frasco.

A oferta dos medicamentos para o tratamento do glaucoma no âmbito do SUS poderá ser realizada através da Política Nacional de Atenção em Oftalmologia; e do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

O glaucoma é uma doença crônica e progressiva. Isso quer dizer que não tem cura e piora com o passar do tempo. Muitas pessoas acreditam que basta usar os colírios para controlar a doença. Contudo, o acompanhamento regular com o oftalmologista é fundamental.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Os medicamentos devem ser retirados em um Centro de Saúde (posto), sendo necessárias duas vias da receita (a original e uma cópia), além da carteira de identidade. Caso outra pessoa vá retirar os medicamentos para você, será preciso apresentar a identidade dela também.

Vale lembrar que portadores de hipertensão, asma e diabetes têm direito a medicamentos gratuitos, fornecidos pela Farmácia Popular, bastando dirigir-se a uma delas com documento com foto, CPF e receita médica.

Como ter acesso aos medicamentos
O primeiro passo é ter o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser requerido em uma das Unidades Básicas de Saúde habilitada a emitir o Cartão. Será necessário apresentar um documento de identidade válido, o CPF e um comprovante de residência.

MAS O QUE FAZ SUBIR A PRESSÃO NOS OLHOS? O consumo excessivo de alguns alimentos (como o café), estresse, posições de cabeça para baixo (geralmente realizadas em aulas de pilates e yoga) e segundo estudos recentes: a obesidade.

Mito. Não é uma doença contagiosa, portanto ele ocorre de forma diferente entre cada olho. Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

A cirurgia de glaucoma é indicada quando os demais tratamentos (colírios e opções alternativas) não estão evitando a progressão da doença. Ou seja, o glaucoma continuará pressionado o nervo óptico até que alguma ação o refreie.

Você sabia que portadores de glaucoma congênito, também conhecido como glaucoma infantil ou glaucoma congênito primário, têm direito ao benefício BPC-LOAS do INSS? O BPC é um benefício destinado a pessoas com deficiência de qualquer idade, que têm dificuldade para trabalhar e se manter financeiramente.

Para que haja a concessão de aposentadoria por invalidez por glaucoma ou catarata, deve haver, além da incapacidade total, a incapacidade permanente, ou seja: irreversível! Diferente do auxílio-doença, onde é concedido o benefício até o momento em que o segurado se encontre apto a retornar ao trabalho.