Como faço para marcar uma consulta pelo SUS?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Como marcar consulta pelo aplicativo do SUS [Conecte SUS]

  1. Baixe o Conecte SUS. Baixe o app para Android ou iOS e instale;
  2. Entre com seus dados. ...
  3. Autorize o acesso aos seus dados. ...
  4. Aceite os termos de uso. ...
  5. Acesse o campo “Agendamento” e defina a data e o local do atendimento.

0800-556331

A Secretaria de Estado da Saúde muda nesta segunda-feira, dia 18, o sistema de marcação de consultas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), realizadas atualmente pelo telefone 0800-556331.

Além desses agendamentos e consultas, é possível registrar medicamentos recebidos pelo SUS, doações de sangue feitas, alergias, entre outras informações importantes acerca da saúde. Dessa forma você pode marcar consultas diretamente do celular pelo aplicativo Conecte SUS.

Então, baixe o aplicativo Agenda Fácil no seu celular. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play e na Apple Store. Para utilizá-lo pela 1ª vez, você tem que ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e retirar um código de acesso.

O cadastro pode ser feito nas unidades de saúde ou durante visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Atenção Primária e agentes comunitários de saúde, com o CPF do paciente ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).

Basta acessar a plataforma da clínica ou hospital que deseja realizar o agendamento online, realizar o cadastro e seguir os passos – que costumam ser breves. Essa facilidade tende a tornar a experiência do paciente melhor antes mesmo do atendimento em si.

Agora, mesmo com um pedido feito na rede privada, o paciente pode fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso ocorra, o decreto, publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial, estabelece que o usuário deve ser assistido por ações e serviços de saúde do SUS.

O que levar no atendimento?

  1. Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Cartão Nacional do SUS (CNS)

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

De acordo com a portaria 3.046, do Ministério da Saúde, e a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo sugerido para que a consulta seja realizada de maneira adequada é de 15 minutos para a carga horária de 20 horas semanais.

O QUE É O DISQUE SAÚDE 136? A Ouvidoria-Geral do SUS oferece diferentes canais para que o cidadão possa se manifestar. Além da internet e dos Correios, a Ouvidoria do Ministério da Saúde possui uma Central de Teleatendimento, o Disque Saúde 136.

Acessando ao site www.cnes.datasus.gov.br/pages/profissionais/consulta. Nele você preenche o nome do profissional que deseja consultar e vê pelo nome do médico se ele é ou não cadastrado no sus.

Clique no botão “Cadastrar” do sistema Agenda Fácil para preencher o formulário. c. Ao preencher todos os dados, o sistema irá validar as informações registradas e enviará o código de verificação para o número de celular ou endereço de e-mail informado.

Principais serviços: consultas médicas e consultas com enfermeiros, curativos, vacinas, tratamento odontológico, prevenção ao câncer de colo de útero e mama, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica para o tratamento de hipertensão e diabetes, coleta de exames laboratoriais entre outros.

Em resumo caso a pessoa necessite de atendimento e não o consiga na Unidade de Saúde próxima a sua residência, está garantido o Direito de procurar socorro em qualquer um dos Postos existentes na Cidade, observado que o encaminhamento aos Hospitais de Campanha é feito exclusivamente pelo Serviço Público de Saúde.

2.1 Instalação

  1. Ou por meio do aplicativo Google Play no dispositivo Android e busque pelo aplicativo “e-SUS Atividade Coletiva”
  2. Clique em Instalar e aguarde a instalação.
  3. Após finalizado o dispositivo irá notificar a conclusão da instalação.

Todo cidadão que apresentar um problema de saúde deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde de referência para receber o atendimento do médico generalista.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que a opção de agendamento pelo aplicativo Agenda Fácil foi inativada temporariamente por causa da pandemia, por isso os usuários não estão conseguindo realizar o agendamento.