Como faço para guardar uma rosa natural de recordação?

Perguntado por: rrodrigues8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

As rosas e hortênsias podem ser desidratadas no varal (ao ar), já aquelas que precisam ter suas cores e estruturas conservadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. Outro método para secagem das hortênsias é o vaso com água.

Pode utilizar dois materiais. A primeira opção, é distribuir as flores e as folhas entre papel de cera e colocá-las dentro de um livro pesado; quanto mais pesado, melhor. A outra opção passa por utilizar papel de jornal e depois envolvê-lo em papel de cozinha e numa última capa de cartão.

É só preservar as flores em resina e usar o resultado como decoração, peso de papel ou presente em ocasiões especiais! Comece desidratando algumas flores por cinco a dez dias para que elas mantenham sua cor vibrante. Depois disso, dá para você terminar o projeto dentro de quatro ou cinco horas. É bem simples!

Como desidratar as flores. Colha as flores no final da manhã, em um dia seco. Às 11h, o orvalho terá evaporado, mas o sol da tarde não terá tido tempo para murchar as flores. Podem ser tanto flores como folhas, porém não é recomendado desidratar as folhas das suculentas, pois elas possuem muita água.

Coloque as folhas entre as páginas de um livro pesado.
Use um livro grande o suficiente para cobrir completamente as flores; se ficarem algumas pontas para fora das páginas do livro, elas não serão prensadas. Coloque as flores mais perto do final do livro para que a maior parte do peso dele fique em cima das flores.

Método do Forno
Eis o passo a passo do método para secar flores no forno: Em uma bandeira de metal, distribua uniformemente as suas flores; Coloque a bandeira no forno e deixe em uma temperatura de 38 graus, por três horas.

Para manter as plantas secas bonitas e aumentar a durabilidade, é fundamental mantê-las em lugares que não tenham luminosidade excessiva, visto que a forte exposição à luz pode deixá-las ainda mais ressecadas. Além disso, estas plantas não podem molhar e nem ficar em locais úmidos.

- Coloque o buquê de flores em um vaso com água limpa; - Retire as folhas que ficarem submersas; - Mantenha as flores em local arejado; - Coloque ½ colher de café de água sanitária para cada litro de água para evitar a formação de fungos.

2 anos

Quanto tempo dura uma flor desidratada? Uma flor desidratada costuma ter um ciclo de vida que pode variar entre 1 ou 2 anos, dependendo do lugar onde estiverem e dos cuidados recebidos. Por isso, não se esqueça de cuidar bem da sua flor.

Como preservar flores secas em resina

  1. Crie a composição com suas flores. Posicione a Dam tape com o lado adesivo para cima, certificando-se de não deixar marcas ou impressões digitais. ...
  2. Despeje a resina. ...
  3. Deixe a primeira camada secar. ...
  4. Despeje a segunda camada. ...
  5. Dê um polimento na peça finalizada.

No fundo, vá colocando a sílica gel, e acomodando as flores para a secagem, cobrindo-as com mais sílica, até que elas sejam totalmente cobertas. As flores devem ser deixadas por até 48 horas, na sílica gel. Depois desse prazo, com uma pinça, retire-as cuidadosamente.

As flores naturais recebem um tratamento com uma técnica específica, na qual ocorre a substituição da seiva natural por um produto com ação conservante. A utilização do método garante a durabilidade, o frescor e a textura da rosa. As rosas encantadas não atraem insetos, nem mofos comuns ao processo de decomposição.

É uma rosa 100% natural submetida a um processo de preservação capaz de manter sua beleza e frescor por um período de 2 a 5 anos. Para garantir a integridade da flor, ela fica em uma cúpula de vidro, sem a necessidade de receber água ou luz solar.

Quanto tempo dura um buquê de rosas? Se bem cuidado, um buquê de rosas pode durar sete dias ou mais. A quantidade de tempo que as rosas vivem após serem cortadas é chamada de vida de vaso. Aumentar a vida útil do vaso requer garantir que suas flores fiquem bem hidratadas.

Formas de eternizar o seu buquê de noiva

  1. Desidratar e emoldurar. A forma mais eficiente de, literalmente, guardar o seu buquê completo. ...
  2. Desenho com as flores. Também utilizando a técnica de desidratação, você pode usar as flores do seu buquê – e não ele completo – para fazer um novo desenho e enquadrar. ...
  3. Pintura.

Coloque as pétalas onde fiquem expostas a uma grande quantidade de ar. O melhor lugar para colocar suas pétalas é sobre uma superfície plana e bem ventilada, mas sem contato direto com o sol. Pétalas secas no sol ficam quebradiças. Evite também colocar as pétalas em uma área úmida, pois elas podem apodrecer.

Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

Coloque o buquê na água. Verifique se a água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar a contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. Remova também os espinhos.

Coloque as flores na geladeira
Antes de usar o arranjo ou buquê, eles podem ser mantidos dentro da geladeira. Para isso, é importante manter a temperatura em 4,5°C. Além disso, é preciso espaço para que as flores não entrem em contato com nenhuma superfície. Outra dica é deixá-las distantes de legumes e frutas.

DICA: É importante não colocar muitas flores juntas, para que o local não fique muito úmido e elas não sequem. Cada flor ou folha leva um tempo diferente para secar. As gérberas levam de 2 a 3 semanas para ficarem totalmente secas. Já a hortênsia demora de 3 a 4 dias.

Utilize as pétalas de rosa desbotadas e murchas como ingrediente em receitas culinárias, cada uma mais deliciosa do que a última. Como bebida afrodisíaca ou em sobremesas doces, são perfeitamente comestíveis e são utilizadas em muitos países do mundo para sublimar a gastronomia.