Como faço para eu aceitar o cartão de alimentação no meu estabelecimento?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Como aceitar vale-refeição e/ou alimentação em meu estabelecimento?

  1. Ter um CNPJ cadastrado nos setores de alimentação, refeição ou cultura;
  2. Possuir uma conta PagSeguro do tipo Empresa;
  3. Ter registro CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) elegível ao tipo de voucher que pretende aceitar;

Se você deseja oferecer uma ou mais bandeiras de vale-alimentação e/ou refeição (voucher) em seu estabelecimento, é preciso ter CNPJ. Além disso, o CNAE deve estar vinculado às áreas de alimentação, refeição ou cultura.

A taxa administrativa média cobrada pelas operadoras gira em torno de 6,5%, porém a da ALELO é 8,9%+R$0,55 por venda, e repasse em D+2.

O Ticket Alimentação®, Ticket Restaurante®, e Ticket Cultura® são aceitos numa grande variedade de maquininhas, você é quem escolhe e decide qual delas prefere. Quem tem sistema POS pode escolher entre: Rede, Getnet, Cielo, PagSeguro/Moderninha, Stone, SafraPay, BIN, Sicredi, Sipag, Credicard Pop e Crefisa.

13%

Qual a taxa cobrada pelo Sodexo? A tarifa é variável, e a média percentual é de 6% a 13% para a maioria das bandeiras de vouchers e vale-alimentação, incluindo o Sodexo.

Dessa forma, a taxa cobrada a cada transação costuma variar entre 6% e 13%, de acordo com a determinação de cada operadora. Além dessa taxa, algumas empresas também cobram uma tarifa de manutenção fixa por meio de uma mensalidade ou anuidade. Entretanto, não é uma cobrança recorrente a todas as empresas.

O que é vale-refeição (VR)?
Em geral, o VR funciona assim: as empresas disponibilizam um determinado valor mensal aos seus funcionários, em crédito, a fim de garantir o acesso a uma alimentação de qualidade ao longo da jornada de trabalho.

Qual o valor máximo e mínimo de vale-refeição por dia? Apesar do valor máximo de desconto, não existem máximos ou mínimos em relação ao vale-refeição. Ou seja, você pode oferecer o valor que quiser para os seus colaboradores, de acordo com o que considera ser justo e o que a sua empresa está disposta a pagar.

Para calcular o valor do vale-alimentação em folha, você deve multiplicar a quantidade de dias trabalhados pelo valor diário do benefício do funcionário. O resultado é o valor que deve ser creditado na conta dele. O desconto, por sua vez, será de até 20% desse valor encontrado.

Para aceitar vale alimentação e refeição é necessário possuir empresa aberta, mesmo que seja MEI. A empresa deve possuir CNPJ cadastrado com CNAE na área de alimentação/refeição. É necessário comprar uma máquina que aceita vales, nossa indicação é alguma das máquinas do PagSeguro.

O que diz a lei? A Lei nº 14.442, de 2 de setembro de 2022, determina que os empregados podem solicitar a portabilidade gratuita dos serviços de Vale-alimentação e Vale-refeição, valendo a partir de 1º de maio deste ano.

Os trabalhadores e trabalhadoras poderão sacar em dinheiro os valores do tíquete refeição e vale alimentação caso não tenham utilizado o saldo durante dois meses para pagar almoço, jantar e lanches em bares e restaurantes; ou compras em supermercados e mercearias.

Máquinas da Cielo, Getnet, Stone, PagSeguro, Rede, Banrisul Vero, Elavon e Software Express podem ser habilitadas para aceitar VR. O vale também é aceito por aplicativos de entrega de comida, entre ele iFood, Liv Up e Onyo.

Saiba como se cadastrar para habilitar a cobrança dessas bandeiras na sua Moderninha.
...
Como Aceitar Ticket?

  1. Para habilitar as cobranças, entre em contato diretamente com a Ticket e realize seu cadastro;
  2. Informe o seu código de afiliação PagSeguro;
  3. Aguarde a confirmação do credenciamento por parte da Ticket;
  4. Pronto!

Quem aceita o vale-alimentação VR pode receber de duas maneiras:

  1. Maquininha: no estabelecimento, é só passar o cartão VR para receber do cliente, como acontece com pagamentos para crédito, por exemplo.
  2. Link de pagamento ou QR Code: pelo VR Pague, é gerado um link para envio ao cliente.

Para se credenciar à bandeira Alelo, basta preencher um cadastro diretamente no site da bandeira: https://credenciamento.alelo.com.br/cadastro. Após a resposta da Alelo, que é enviada em até 10 dias, sua máquina será atualizada automaticamente.

Como faço para me credenciar?

  1. Para realizar o credenciamento, basta ter seus principais documentos em mãos e realizar um cadastro simples em nossa página. ...
  2. 4002 5011 (Capitais e regiões metropolitanas)
  3. 0800 570 5011 (Demais localidades)
  4. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Com o meu cartão Alelo Pagamentos é possível fazer saques? Sim, em toda rede do Banco24horas*.

No geral, ele é aceito e pode ser usado em estabelecimentos como:

  • Supermercados;
  • Redes atacadistas de alimentos;
  • Padarias;
  • Mercearias;
  • Açougues;
  • Hortifrutis e feiras.

Você precisa cumprir com 3 requisitos:

  1. Estar cadastrado no Mercado Pago com o CNPJ do seu negócio.
  2. Ter uma maquininha Point Pro compatível com vouchers.
  3. Cadastrar-se e/ou habilitar-se com a Sodexo e Alelo.