Como faço para encontrar meu pai que nunca conheci?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Dicas para entrar em contato com correspondências de DNA ao procurar seus pais biológicos

  1. Envie uma mensagem para sua Correspondência de DNA através do sistema de mensagens no MyHeritage.
  2. Sem resposta? Tente pesquisar no Google.
  3. Siga com cautela.
  4. Forneça o máximo de informações possível.
  5. Cuide bem de você mesmo.

Um homem sem vínculo socioafetivo com o pai conseguiu a exclusão do sobrenome, bem como a alteração de registro civil para retirada do nome do pai e dos avós paternos.

Como encontrar pessoas pelo nome completo - grátis
O Google é a mais famosa delas e tudo o que você precisa fazer para tentar encontrar uma pessoa na internet é digitar o nome completo dela na barra de buscas e checar os resultados (não se esqueça de checar as imagens).

Dirija-se ao campo de busca do Facebook e digite o primeiro nome da pessoa que você procura. É bem provável que ela apareça entre os primeiros resultados caso vocês tenham amigos em comum, devido às configurações do algoritmo da rede social; Se essa alternativa não funcionar, refine a busca.

Para utilizar o sistema é bem simples: basta acessar o site “desaparecidos.prf.gov.br” e preencher os dados do noticiante e da pessoa desaparecida, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre o desaparecimento.

Encontrar um contato do Google

  1. No seu smartphone ou tablet Android, abra o app Google Maps .
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. Pesquise o nome ou endereço do contato. ...
  4. Para ver o contato no mapa, escolha um nome ou endereço.
  5. Para ver os detalhes do contato, toque na parte inferior da tela.

Faça uma busca geral.
Faça uma pesquisa simples incluindo o nome da pessoa e a cidade e/ou estado em que ela morava ou onde você a viu pela última vez. Não exagere nos termos de busca. Coloque aspas em volta do nome que está pesquisando. Com isso, a ferramenta só buscará páginas que contém esse mesmo nome.

Tente pesquisar no Google. Se enviar uma mensagem através do MyHeritage não funcionar, você pode tentar procurar a pessoa. A maioria dos usuários registra seus kits de DNA usando nome e sobrenome, e você poderá ver o país onde eles estão localizados – e poderá localizá-los facilmente usando esses detalhes.

Só é possível saber se existe testamento enquanto a pessoa ainda é viva, se ela der autorização. Para saber se existe um testamento em nome de uma determinada pessoa, é preciso pedir uma certidão. Essa certidão chama-se "certidão sobre a existência de testamento, escritura de renúncia ou repúdio de herança ou legado".

Caso necessite encontrar certidão de óbito antiga e não saiba em qual cartório a morte foi registrada, é possível fazer uma pesquisa no Cartório de Registro Civil da cidade onde ocorreu a morte e, depois, no Cartório de Registro Civil da cidade onde morava a pessoa que morreu.

O teste de DNA confere a identidade genética da pessoa, sendo o exame que garante a certeza da paternidade biológica.

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Vivemos na era da informação, e quase qualquer pessoa pode ser encontrada na internet. Quando parecer que alguém não tenha perfil nas redes sociais, procure direito — Google, Facebook, Tumblr e LinkedIn são apenas alguns exemplos de onde procurar.

É só ir na barra de busca, no site ou aplicativo da rede social, e digitar o telefone completo do usuário, incluindo o código de área da cidade (DDD). Se não aparecer nenhum resultado, pode ser que a pessoa não tenha um telefone cadastrado na conta, ou não ativou o recurso para ser encontrada pelo número de celular.

Para conseguir localizar usuários com o filtro geográfico a dica é o aplicativo LocaFollow. Nele é possível buscar pela localização, por palavra que está na bio (descrição) do usuário, pelo nome ou também por tweet.

Chamado de "Find Friends Nerby" (Encontre amigos por perto, em inglês), o recurso utiliza as informações de GPS para sugerir quem está por perto. Basta entrar no link https://m.facebook.com/friendshake a partir do aparelho móvel, ou utilizar o app que já existe para iOS e Androids.

O Family Faces possui uma interface com esse banco de dados. Qualquer pessoa no mundo, com um iPhone ou um smartphone Android, pode fazer o download e enviar uma foto, que é comparada, pela tecnologia de reconhecimento facial, com imagens dos desaparecidos cadastrados.

Então confira uma lista com os sites que podem te ajudar a montar sua árvore genealógica.

  1. FamilySearch. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.