Como faço para conseguir a cirurgia íntima pelo SUS?

Perguntado por: ipaz8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Como conseguir cirurgia íntima pelo SUS? O SUS somente realiza a cirurgia íntima em casos de treinamento de médicos residentes, sendo raríssimas as vagas destinadas à essa cirurgia. Isso porque este é considerado um procedimento estético e o SUS só realiza em casos reparadores.

Para a realização da cirurgia plástica gratuita, é indispensável iniciar os procedimentos de autorização em uma instituição de saúde credenciada pelo SUS; o paciente deverá ser consultado por um médico na Unidade Básica de Saúde – UBS para que a avaliação do caso seja realizada; após a avaliação e constatação da ...

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

A mulher que decidiu fazer uma cirurgia estética íntima precisa buscar um especialista (cirurgião plástico ou uroginecologista), conversar abertamente com o profissional e deixar claro o que a está incomodando. Esse é o momento para sanar dúvidas sobre os tipos de procedimentos, riscos e indicações.

O preço da cirurgia de perineoplastia é de aproximadamente 9 mil reais, no entanto, pode variar de acordo com a clínica selecionada e a complexidade da cirurgia.

A labioplastia ou ninfoplastia geralmente é realizada pelo cirurgião ginecológico ou cirurgião plástico.

Sim, é possível colocar silicone pelo SUS. Entretanto, esse procedimento só é feito nos casos em que houve a retirada dos seios devido a acidentes ou câncer de mama. Ou seja, se você só quer colocar prótese por motivos estéticos e não reparadores, não é possível realizar esse procedimento pelo SUS.

Quando a cirurgia é indicada
Oficialmente, a NHS recomenda que o procedimento não seja realizado em meninas com menos de 18 anos, exceto em casos de deformidades ou grande impacto físico ou psicológico para a paciente e alega que todas as adolescentes submetidas à labioplastia o fizeram por questões de saúde.

Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista.

No ato da solicitação, um código de acesso é gerado para que possa ser consultada a situação dos agendamentos e solicitações, através do site https://prefeitura.poa.br/saudecidadao#/.

A melhor maneira de lidar com isso é perguntar ao departamento de cobrança do hospital antes da cirurgia, mas nem sempre isso é possível, já que você pode precisar de um procedimento de emergência. Nesse caso, talvez o hospital trabalhe com você para estabelecer um plano de pagamento que cubra os custos.

De acordo com o último levantamento do DataSUS, a cirurgia de catarata tem a fila mais demorada no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, ela é a cirurgia com o maior número de demandas.

Cirurgias plásticas mais arriscadas
Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais.

Como todo procedimento cirúrgico há riscos, porém são raros. Entre as possíveis complicações estão: hematoma, infecção e abertura dos pontos.

Dores e infecções
Eles chegam a ser maiores que os grandes lábios, o que causa não só um incômodo estético, mas bastante desconforto. Assim, a mulher enfrenta problemas como dores durante a relação sexual. Afinal, haverá atrito em uma área que não tem a lubrificação adequada, trazendo muito desconforto para a mulher.

Em quais casos é necessário fazer perineoplastia?

  • Baixa libido feminina ou baixo prazer sexual.
  • Incontinência urinária.
  • Alterações nos hábitos intestinais.
  • Dores na região no períneo, que está localizado entre o ânus e a vagina.
  • Idade acima de 60 anos e ter passado por muitas gestações (normalmente, três ou mais)

Há riscos nessa operação? A perineoplastia é uma cirurgia segura e com ótimos resultados, mas, como qualquer operação, envolve alguns riscos de complicações, como sangramento e infecções. Em alguns casos, a mulher pode apresentar prisão de ventre temporária após o procedimento.