Como faço para cancelar minha matrícula na Faculdade Uninter?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Esse tipo de solicitação era realizada anteriormente através do portal do aluno. Agora, é necessário que entre em contato no número 0800 7270530.

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

O trancamento de curso é um recurso disponibilizado pelas instituições de ensino que suspende a sua matrícula por até dois anos. Dentro desse período, você pode escolher se quer trocar de curso, trocar de instituição de ensino ou continuar a graduação de onde parou.

Para solicitar o trancamento de matrícula, é necessário entrar em contato com a instituição. Algumas delas oferecem a possibilidade de dar início ao processo por meio do portal do aluno, de forma online. Para destrancar a faculdade, a regra é a mesma: basta fazer a solicitação e enviar os documentos que foram pedidos.

Se você tem dúvidas sobre como trancar a faculdade EAD (Educação a Distância), saiba que o procedimento acontece da mesma forma que na modalidade presencial. É preciso consultar a secretaria da faculdade para saber quais são as regras para iniciar o processo.

A desistência do curso deve respeitar os prazos legais, geralmente no mínimo de 7 (sete) dias depois da assinatura do contrato para que a Instituição possa preencher a vaga para outra pessoa, por analogia, ao artigo 49 CDC ou outro prazo estipulado em contrato.

A necessidade do cancelamento por parte do aluno pode ocorrer antes de começar o curso, ou mesmo durante. Quando solicita o cancelamento, a instituição decide aplicar uma multa ou retenção de valores pagos, com base em algum contrato de adesão ou Política de Cancelamento estabelecida unilateralmente.

Um cancelamento de matrícula nunca é desejado pela instituição, mas também não deve servir como justificativa para que o estabelecimento de ensino tire qualquer tipo de vantagem dos familiares do estudante. Do início ao fim, o vínculo deve ser pautado em boas práticas e na transparência.

Infelizmente, quem está devendo a faculdade não tem o direito de renovar sua matrícula. Então, apesar da instituição não poder cancelá-la no período letivo, você não consegue prosseguir com os estudos. Diante disso, o aluno fica exposto a perder o vínculo que tem com a sua faculdade.

No caso, os débitos continuarão a ser cobrados, até que ele regularize a sua situação. Além disso, quando retomar o curso, o aluno ficará sujeito à vaga remanescente, pois a escola não tem obrigação de reservar vaga a aluno desistente.

A multa é de 10% sobre o valor bruto das mensalidades (sem desconto) que estão para vencer no semestre vigente e NÃO INCLUI taxas de serviços.

“A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Acima disso o valor é considerado abusivo”, ressalta Daniel Mendes Santana, advogado do Idec.

Geralmente é retido entre 10% a 20% do valor, porém não há uma lei que estabelece uma porcentagem na maioria dos estados.

O que diz a legislação sobre trancamento de curso? O aluno tem o direito de trancar a matrícula sem que seja cobrado por qualquer taxa adicional pela instituição de educação.

Entretanto, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

Por meio do presente, requeiro a Vossa Senhoria que seja cancelada a diligência da notificação, a qual se encontra prenotada sob número___________ na data ___/___/_____ e registrada sob número _____________ na data ___/___/______ nesta Serventia em Registro de TÍtulos e Documentos.

Este direito pode ser exercido através do mesmo sistema utilizado na hora de contratar um serviço. O cliente possui até 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso.

O abandono de curso de faculdade não desobriga o aluno de pagar as mensalidades escolares. A desistência ou cancelamento deve ser feita por escrito, como prevê o contrato.

Segundo a Instrução Normativa nº 01/2018 - PROGEP/UFS, art. 7: "Considera-se abandono, para fins desta IN, o aluno que não comparecer ao evento ou deixar de frequentá-lo, sem formalização.

Quais são os sinais de que o curso não é o ideal para você?

  1. Falta de motivação. ...
  2. Problemas com as disciplinas. ...
  3. Dificuldade para se ver exercendo a profissão. ...
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  7. Busque experiências de outras pessoas.