Como faço para aprender a pregar a palavra de Deus?

Perguntado por: eveloso4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

Como Pregar A Palavra de Deus com Sabedoria: 5 Segredos Transformadores!

  1. 1 – Estude A Palavra De Deus Diariamente. ...
  2. 2 – Fale De Forma Clara E Simples. ...
  3. 3 – Contextualize Sua Mensagem. ...
  4. 4 – Organize Muito Bem O Seu Esboço! ...
  5. 5 – Ore!

Sendo assim, desejo mostrar 5 poderosas dicas para pregar melhor assim, você conseguirá se sair melhor numa pregação, para glória de Deus.

  1. Inicie como uma abordagem correta, espiritualidade. ...
  2. Escolher o texto. ...
  3. Encontre a ideia central do texto. ...
  4. Especifique a ideia central do pregação. ...
  5. Internalizar o pregação.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” Esse versículo é a verdadeira base para a sabedoria e ter uma vida feliz. Deus pede que O amemos, que confiemos Nele de todo coração. Afinal, Ele é bom o tempo todo, não nos dá nada pela metade ou que nos prejudica.

O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.”

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega. “... eu disse ao pastor que tinha um pobrema...”

O mais indicado na primeira pregação, é contar o que Deus fez em sua vida, ou seja, seu testemunho, pois isso mexe muito com as pessoas. Porém, se você está aqui é porque deseja se preparar mais, por isso, preparei um estudo bem rico com informações necessárias para sua primeira oportunidade.

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado. Resignação para aceitar o que não pode ser mudado. E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.

Salmo 100, versículos de 1 a 5
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Alguns modelos de introduções é:

  1. Falar sobre o contexto do versículo que vai ser pregador.
  2. Contar alguma história que faz sentido para o restante da mensagem.
  3. Explicar com maior clareza algum tema como: Milagres, parábola e assim por diante (claro, tem que ser algo que sua mensagem vai mencionar).

Depois de pregar, você precisa se preparar para os ataques do Inimigo e da carne. Assim como os soldados se preparam para a ofensiva do inimigo, você precisa se preparar para ser atacado. Antes, durante e depois dos ataques, corra para as boas novas do Evangelho.

Só para ilustrar: já pensou alguém ao ser convidado a pregar pela primeira vez, escolhe por exemplo I Coríntios 15.29, ou Efésios 4.8-10, ou ainda I Pedro 3.18-20? Esses textos fazem parte do grupo de versículos mais debatidos da Bíblia durante a história!

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

1. João 3:16. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 é provavelmente o versículo mais conhecido da Bíblia!

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.