Como faço para abrir o CAT?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Ligue para 135. Obrigatória: Informações do empregador (Razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, Endereço, CEP e Telefone); Informações da pessoa empregada acidentada (dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área);

A CAT deve ser emitida quando o trabalhador sofrer acidente de trabalho, acidente de trajeto ou ainda uma doença ocupacional. O responsável pela comunicação é o empregador e deve fazê-la assim que tomar conhecimento do ocorrido em no primeiro dia subsequente ou, em situação de óbito do indivíduo, imediatamente.

5- Pode abrir a CAT depois de 24h? Sim, você pode emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho depois de 24h do acidente ou da doença. A lei não estabelece nenhum prazo limite para o trabalhador, mas apenas para a empresa – 24 horas ou imediatamente, no caso de óbito.

PORQUE MUITAS EMPRESAS NÃO GOSTAM DE EMITIR A CAT
Quanto mais CATs a empresa emitir mais terá possibilidade de pagar imposto maior em cima do que a Previdência cobra no Seguro de Acidente de Trabalho. Esse é um dos efeitos colaterais do FAP (Fator Acidentário Previdenciário).

Se o médico não preencher o atestado médico da CAT, o trabalhador poderá apresentar juntamente com a CAT um atestado médico conforme orientação abaixo: Conforme IN 77/2015 (Instrução Normativa do INSS), artigo 329, parágrafo 5º, para fins de cadastramento da CAT, caso o campo atestado médico do formulário desta não ...

A falta da CAT pode ser solucionada pelo perito da Justiça, e a empresa pode ser multada. Portanto, um dos motivos das empresas não quererem abrir a CAT é que sempre aumentará um imposto pago (RAT/SAT), e perderá benefícios que o Governo proporciona quando a empresa não tem acidentes ou doenças do trabalho.

A vantagem é que a CAT funciona como um registro de que sua doença ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou não, na perícia médica. A partir da comprovação do nexo causal do acidente ou doença com o trabalho, o trabalhador tem direito ao beneficio auxílio-doença acidentário (B.

Com a emissão de CAT, o empregado demonstra ter sofrido acidente de trabalho ou submetido a doença profissional, com o direito de receber o auxílio doença acidentário, ou seja, o benefício que após retorno do afastamento possui direito à estabilidade no emprego pelo prazo de um ano, diferente do auxílio doença comum.

Segundo a RPS, as alíquotas podem ser: 1 % para empresas cuja atividade preponderante tenha risco de acidente considerado leve (1); 2 % para empresas cuja atividade preponderante tenha risco de acidente considerado médio (2);

Após a alta deste tipo de benefício e conseqüente volta ao trabalho, o trabalhador tem 1 ano de estabilidade no emprego. Após a alta, se houve redução na capacidade de trabalho devido as seqüelas, o trabalhador pode ter direito ao auxílio-acidente (B.

O trabalhador que sofreu um acidente de trabalho na empresa tem direito à estabilidade. Ou seja, o empregado possui o direito à estabilidade, que está prevista em lei, no período de 12 meses. E dentro deste período o empregador não pode mandar o trabalhador embora.

O que acontece se o patrão não emitir a CAT? Deixar de emitir a CAT, pode gerar multa que varia entre o valor mínimo (R$ 1.212 em 2022) e o teto do INSS (R$ 7.087,22 em 2022), o que pode ser aumentado como resultado de reincidências.

Se a área de informações do CAT relacionado ao atestado médico não for preenchida e assinada pelo médico assistente, será precisa apresentar um atestado médico, sendo que nele deve constar informações como local, data e hora do atendimento, além do número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e ...

Pode abrir CAT fora do prazo? Sim! a CAT deve ser aberto imediatamente, inclusive fora do prazo de um dia útil após o evento lesivo (acidente de trabalho, a doença ocupacional eo acidente de trajeto).

Essa comprovação pode ser feita por meio de documentos médicos, como atestados e laudos periciais, que comprovem a relação entre a incapacidade e o acidente de trabalho.

Após a abertura da CAT é obrigação da empresa entregar uma das cópias para o empregado e o trabalhador deve fazer essa cobrança para que a mesma seja entregue.

Provas do acidente de trabalho
E isso se dá por meio da geração da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O patrão deve expedir esse documento até, no máximo, um dia útil após a ocorrência. Existem situações em que o empregador se nega a emitir a CAT, como forma de não assumir claramente a sua culpa pelo fato.

As doenças que não produzem incapacidade laborativa não são consideradas acidentes de trabalho. Por exemplo, uma simples queda ou um corte não impede o trabalho e, consequentemente, não será acidente de trabalho. E, por fim, a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva.

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