Como facilitar a prancha?

Perguntado por: rsilveira4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Dicas de como fazer a prancha perfeita:

  1. Deite de barriga para baixo;
  2. Apoie os antebraços no chão;
  3. Preferencialmente, posicione a cabeça alinhada com olhar voltado para baixo. ...
  4. Com o corpo alinhado, levante o quadril;
  5. Deixe a posição dos pés mais afastada, pois garante mais estabilidade, principalmente para iniciantes.

1- Prancha no bosu com os braços esticados
Para aumentar a intensidade, usamos o bosu virado, para que tenhamos mais instabilidade. Desta maneira, iremos recrutar mais os músculos da região do core e aumentar o nível de exigência do movimento.

Além disso, reservar um tempo de 10 segundos a 1 minuto para realizar esse exercício diariamente, antes ou depois do trabalho, não só irá proporcionar uma melhora no seu metabolismo, mas também irá garantir que essa taxa metabólica permaneça elevada durante todo o dia, até mesmo quando você estiver dormindo.

Se forçar a ficar em posição de prancha por um tempo excessivo pode colocar muita pressão na parte inferior das costas. Conforme a fadiga aparece, a parte inferior das costas pode começar a arquear. É nesse momento que você se coloca em risco de lesões.

Australiano bate recorde ao manter-se em prancha abdominal por mais de 9 horas. Nove horas, 30 minutos e 1 segundo. Foi por esse tempo que Daniel Scali manteve uma posição de prancha abdominal, quebrando o recorde mundial masculino.

Abdominal infra
Deite-se no chão com os pés apoiados no chão, as mãos sob a cabeça e os cotovelos afastados. Pressione a parte inferior das costas no chão e puxe o umbigo para levantar os pés do chão. Dobre os joelhos em um ângulo de 90 graus, mantendo-os juntos.

Pode queimar até 600 calorias em uma hora de exercícios, o que contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal. Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

Isso acontece por que seus músculos abdominais não estão fortes o suficiente para dar o equilíbrio necessário.

Acelera o metabolismo
Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais. Isso porque os músculos do core, quando ativados, garantem a queima calórica ainda que você estiver parado ou passa a maior parte do tempo sentado.

Não é normal. O exercício não deve causar dor. Se for apenas um desconforto muscular, deve apenas durar dois dias, e não sentido nas articulações ou nos tendões.

Activa o metabolismo
Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.

Algumas ótimas dicas para definir o abdômen são seguir uma dieta hipocalórica orientada por um nutricionista, além de praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, para aumentar o gasto calórico e promover a queima de gordura da barriga.

Portanto, trabalhar mais músculos significa não apenas ver mais tonificação, mas também mais queima de calorias. Bom, então temos uma resposta: a prancha é a melhor opção para definir a barriga, mas também por trabalhar outras áreas do corpo.

Muita gente nos pergunta quanto dura uma prancha e se existe um tempo exato para trocá-la. Pois isso é muito relativo, diríamos que não. Sem dúvida este tempo não deve ser maior que um ano, se você usa bastante aquela prancha do dia a dia.

A prancha abdominal trabalha principalmente os grupos musculares do core, incluindo os glúteos, o oblíquo externo, o reto abdominal e o transverso. Com isso, é possível prevenir dores nas costas.

No quesito temperatura, a escolha certa, sem dúvida, é por um tipo de chapinha que tenha opção de regulagem. Isso porque cada tipo de cabelo pede um calor diferente. Um dos melhores modelos com controle de temperatura também é a MQ Pro 480, com 17 níveis diferentes de calor que podem chegar até 250ºC.

A origem deste exercício nos leva a Joseph Pilates. Acredita-se que esse método tenha sido criado na década de 1920, embora fosse praticamente desconhecido até o início do novo milênio. Trata-se de aplicar uma resistência a algum objeto ou superfície, mas evitando os movimentos.

Qual o recorde de tempo embaixo d'água sem respirar? Em 27 de março de 2021, Budimir Šobat, da Croácia, estabeleceu um novo recorde mundial de 24 minutos e 37 segundos.