Como Exu se comunica?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.

Exu é representado por um monte de terra que possui a forma de um homem agachado, apresentando um falo de tamanho respeitável, tornando-o deus da fecundidade e da copulação, o pênis ereto é símbolo de seu caráter truculento, violento e desavergonhado, é o desejo de chocar os bons costumes.

Prece, adurá ou oração, é uma conversa com seu Orixá e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina. Geralmente, usamos a prece ou a oração para pedir, no entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade.

Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”.

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa. Neste caso, a água entra como um escudo contra o mal. Os banhos litúrgicos chamados de àgbos, amacís e omierós, são a junção do ejé ewé (sangue das folhas) com o àse (força) das águas.

O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus de Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que ...

Exú guarda em si o poder da comunicação, gerencia e administra a vida dos homens no aiê (terra). Exú é o senhor dos percursos, propicia os caminhos para concretização dos desejos dos homens. entre nós, permite a união, a convivência e a continuidade de vida. Venha participar de nossa festa em homenagem a Exú.

Segundo o curador da exposição no Mafro, Marcos Antônio Passos, “Exu não é uma energia do mal. O mal ou o bem está dentro dos humanos e ele (Exu) é o movimento que deve ser usado para o bem. Se você quer abrir uma porta que vai trazer dor, você decide. Ele é um orixá que gosta de ensinar.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

É a presença de orixá. Temos que agradecer pelas pessoas enviadas ou retiradas de nossas vidas, nem sempre do mesmo local que nós, mas, ainda assim, presentes de orixá. Que saibamos cotidianamente agradecer ao abraço que nos reenergiza e coloca acima de qualquer outra coisa.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

13 de junho

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

O Reino dos Exus é o local que desperta mais curiosidade no Santuário Nacional da Umbanda. Destinado ao povo de esquerda, o Reino localiza-se na encruzilhada que leva ao Vale dos Orixás®. Exu é a figura mais incompreendida na Umbanda, a que desperta mais temor e ao mesmo tempo mais admiração de todos.