Como expressar oposição?

Perguntado por: opeixoto5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

mas, porém, todavia, contudo, no entanto, contrariamente, em vez de, ao invés de, pelo contrário, por oposição, oposto, opostamente, entretanto, doutro modo, ao contrário, não obstante, por outro lado.

RELAÇÃO DE OPOSIÇÃO: É a relação existente entre ideias contrárias, ou seja, que se opõem. Gordo é o oposto de magro. Rápido é o oposto de lento. Comprido é o oposto de curto.

As frases de oposição são aquelas que, como o nome indica, apresentam duas ideias opostas. Para isto, são empregadas as conjunções adversativas, que ligam dois termos de uma oração, porém ressaltando uma oposição entre eles. Exemplos de frases de oposição: Vanessa queria ir à praia, mas estava chovendo muito.

Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo.

O que é Oposição:
É o ato de opor ou opor-se contra algo, ou seja, de colocar-se contrário diante de alguma situação. É fazer objeção diante de qualquer fato. Ser opositor é ser antagônico.

ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que. Também as locuções: no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso. Ela estuda, no entanto não trabalha.

Conectivos de oposição
Em contraste com, pelo contrário, salvo, menos, exceto, mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto. Ressalva: apesar de, embora, ainda que, posto que, mesmo que, posto, se bem que, conquanto, por mais que, por menos que, ao passo que, só que.

1 objeção, refutação, contestação, impugnação, negação, resistência, contradição, contraposição, impedimento, reclamação, protesto, queixa, contradita, desmentido, dificuldade, obstáculo.

Conjunções coordenativas adversativas
Essas conjunções estabelecem relação de oposição entre os elementos conectados. Nesse caso, a ideia de um contradiz ou opõe-se à ideia do outro. Antes, eu não gostava muito de você, mas agora eu gosto. O dia estava muito bonito, porém, isso não nos deixou animados.

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.

As conjunções subordinativas causais exprimem causa. Exemplos: como, já que, pois, porque, que, uma vez que. Ela foi embora, porque estava muito triste.

São pressupostos da oposição: a) litispendência do processo principal; b) que a pretensão do opoente objetive a coisa ou o direito sobre o qual discutem autor e réu. Como ação, o indeferimento da oposição, liminarmente, desafia o recurso de apelação.

O valor da causa, na oposição, seguirá a regra estabelecida na lei processual (artigo 258 a 261 do CPC), e coincidirá com a principal quando a oposição se der no todo do direito ou coisa reclamada nos autos principais[14]. Autor e réu da ação principal serão incluídos no polo passivo da oposição, necessariamente.

Contradição; oposição entre dois princípios.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...