Como exportar o certificado digital a3?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

NÃO É POSSÍVEL EXPORTAR CERTIFICADO DIGITAL A3 SEJA ELE (CARTÃO OU PENDRIVE TOKEN), DIFERENTE DO A1 QUE TEM AS INFORMAÇÕES NO ARQUIVO E PODE SER EXPORTADO. O A3 TEM AS INFORMAÇÕES NO (CARTÃO OU PENDRIVE TOKEN) NÃO SENDO POSSÍVEL EXPORTAR!

Os certificados A3 são certificados físicos, que ficam em dispositivos como tokens, por exemplo. Ou seja, não são arquivos de computador e você precisa conectá-los sempre que precisar utilizá-los.

2.1 - Certificado A3
Certifique-se que o token esteja corretamente instalado, caso contrário excute a instalação conforme itens 1.1 e 1.2. Conecte o token à porta USB do computador. Acesse a página https://ccd.serpro.gov.br/ACPR. No menu ao lado, selecione o item Solicitar Certificado A3 - Pessoa Física.

Certificado Digital tipo A3
Desconecte o Certificado do atual computador e plugue-o no novo; Clique aqui e siga o passo a passo do item INSTALAÇÃO DE DRIVERS; Prontinho!

Com o certificado digital A3 emitido, acesse o site da sua certificadora, vá até a opção “suporte” e selecione “instaladores e drivers.” De acordo com a sua mídia adquirida (cartão ou token), selecione o sistema operacional do seu computador e clique para baixar. Com o download concluído, inicie a instalação do drive.

Passo a passo da exportação de produtos

  1. Juntar a documentação necessária.
  2. Elaborar uma estratégia integrada para exportar.
  3. Fazer cadastro no Siscomex para poder exportar.
  4. Conhecer os Incoterms.
  5. Explorar os incentivos fiscais.
  6. Diferenciar o seu produto.
  7. Realizar follow-up após o embarque.

Trata-se de uma autenticação digital, ou seja, um arquivo em formato digital assinado com a chave privada para garantir a veracidade dos documentos. Esse certificado é fundamental para quem necessita fazer compras ou vender produtos e serviços e emitir a nota fiscal em seu computador.

Abra o “Painel de Controle” no seu Windows. Pesquise por “Certificado” e depois selecione a opção “Gerenciar Certificados de Usuário”. Nesse gerenciador haverão várias pastas, você tem que buscar e abrir a pasta “Pessoal”, em seguida a pasta “Certificados”.

pfx. Ele contém um certificado (certificado CA emitido ou certificado autoassinado) e uma chave privada correspondente. Use este formato para transferir o conteúdo de um keystore para um computador separado.

Para dar início ao teste, basta entrar na página com o certificado A3 em cartão conectado ao computador – por meio de uma leitora ou de uma máquina que tenha leitora de smart card integrada, ou em caso de token, plugar na entrada USB e clicar no botão TESTAR CERTIFICADO.

Primeiramente, para enviar o Certificado Digital A1 por e-mail, você precisa ter uma cópia de segurança do certificado, que pode estar armazenado no seu computador ou pen drive. Assim que localizar o arquivo . pfx do certificado digital, anexe-o no e-mail e envie para o destinatário.

Se o seu certificado digital não aparece disponível nesta tela, significa que ele não está instalado no seu computador. Confira com sua certificadora como instalá-lo. Uma alternativa também é trocar a entrada USB que seu token está no computador, e conferir se existe alguma luz sinalizando e se ela está acesa.

Como armazenar o acervo
O ideal é manter tudo em uma temperatura baixa (menor que 23ºC) e com pouca umidade (menos de 65%, mas não abaixo de 15%, visto que isso pode causar ressecamento).

Abra o Google Chrome. Abra o menu no canto superior direito e selecione Configurações. Selecione Mostrar configurações avançadas> Gerenciar Certificados. Clique em Importar para iniciar o Assistente para importação de certificados.

certificado digital tipo A3
Para usar um certificado armazenado no cartão ou token em outro computador é simples, basta preparar a nova máquina. Vamos lá? Desconecte o Certificado do atual computador e plugue-o no novo. Prontinho!

Este erro é visto porque a opção de marcar a chave privada como exportável não foi ativado durante a instalação inicial do certificado. Para resolver este problema, por favor siga as instruções para localizar e instalar o seu certificado novamente.

A chave de privada é usada para criptografar dados que asseguram a identidade da pessoa ou empresa, tanto para acessar um sistema ou documento eletrônico.

No painel central, clique com o botão direito do mouse no certificado que você deseja exportar e, em seguida, clique em Exportar. Na caixa de diálogo Exportar certificado, clique no botão …. Em Nome do arquivo, digite C:\NomedoCertificado e clique em Abrir. Digite uma senha para o certificado, confirme e clique em OK.

Todos os certificados digitais emitidos em cartões saem de fábrica com o mesmo PIN: 1234. O titular do certificado deve alterar esse PIN para um senha de seu conhecimento exclusivo.

Qual o primeiro passo para se tornar uma empresa exportadora? Ter o Registro da Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar). Após este registro todas as empresas estarão habilitadas para operar no comércio exterior brasileiro.