Como explorar a fluência leitora na sala de aula?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Uma maneira fantástica de melhorar a fluência em leitura oral é praticar o revezamento na leitura em voz alta. Os alunos podem escolher um livro que gostem muito, ou mesmo criar uma história em grupo. O mais importante é criar um momento de leitura em voz alta, onde cada um lê uma parte do texto.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  • Saiba o que vai ler.
  • Mantenha o foco no processo.
  • Faça anotações durante a leitura.
  • Complete a leitura por conta própria.

Uma sugestão para desenvolver a compreensão leitora dele é a ampliação de repertório por meio da apresentação de vocabulário novo. Para isso, você pode fazer uma leitura prévia de um texto que será indicado para o aluno e selecionar termos que supõe serem desconhecidos pelo jovem leitor.

Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

Ouvir e acompanhar gravações de áudio. Praticar a escuta é uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a fluência em leitura oral. Existem muitos livros em formato de áudio, mas muitos professores gravam a si próprios enquanto leem em voz alta para a turma e depois, usam a gravação com seus alunos.

Leia histórias, interprete-as para envolve-los e mantê-los interessados. Pequenos hábitos como esses, fazem toda a diferença, além de ir aos poucos desenvolvendo o interesse pela leitura, você também estará levando conhecimento e estimulando o cérebro dessas crianças.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

A atividade deve fazer parte da rotina, mas não do marasmo

  1. Defina seus objetivos. O que você pretende com a roda de leitura? ...
  2. Escolha um bom acervo. Escolha livros que sejam adequados à faixa etária da sua turma. ...
  3. Crie um ambiente agradável. ...
  4. Periodicidade. ...
  5. Prepare-se para a leitura. ...
  6. Foco no seu papel na roda de leitura.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. ...
  4. Introduza novas palavras simples.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.