Como explicar um circuito elétrico?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Circuitos elétricos são um conjunto de dispositivos de funções diversas, os quais são conectados por meio de fios condutores e ligados em uma fonte de tensão elétrica qualquer. O circuito elétrico é o conjunto de equipamentos que promove a passagem de corrente elétrica.

Para que servem os circuitos elétricos? Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo.

Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.

O que é Circuito:
Circuito é a trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida.

Qual a diferença entre corrente contínua e alternada? A diferença entre a corrente contínua e a alternada é que, na corrente contínua os elétrons movem-se em um único sentido, já na alternada, os elétrons movem-se em diferentes direções.

Elementos como geradores e receptores são ligados por fios condutores, formando circuitos elétricos. Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica.

circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. ...

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Circuito. Circuito fechado – Um circuito é fechado se o círculo é completo, se todas as correntes têm uma percurso de volta para onde elas vieram. Circuito aberto – Um circuito é aberto se o círculo não é completo, se existe uma lacuna ou uma abertura no percurso.

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Quais são os tipos de circuitos elétricos que existem?

  • Em série: com apenas uma carga, com um caminho a ser percorrido pela corrente;
  • Paralelos: cargas em paralelo, seguindo para mais de um caminho;
  • Mistos: com mais de duas cargas, onde circuitos podem ser ligados de forma mista - série e paralelo.

Os capacitores são usados principalmente para o armazenamento de cargas elétricas. Capacitores são dispositivos utilizados para o armazenamento de cargas elétricas. Existem capacitores de diversos formatos e capacitâncias.

A diferença entre o circuito em série e o circuito paralelo é a forma como a lâmpada recebe a carga elétrica, como são distribuídas a corrente de energia e a tensão. No caso de mais lâmpadas, o circuito em série acende todas com a tensão dividida. Já no paralelo, cada lâmpada tem acesso ao mesmo valor de tensão.

Um curto-circuito ocorre quando os potenciais elétricos entre os pontos de entrada e saída da corrente elétrica são os mesmos. Devido ao efeito Joule, caracterizado por haver um aumento da temperatura do condutor quando é percorrido por corrente elétrica, o fio superaquece.

Onde ela é produzida? Em grande parte, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.

Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

Importante: Tensões AC acima de 50 V e tensões DC acima de 120 V são fatais. A corrente alternada é mais perigosa do que a corrente contínua porque pode desencadear mais facilmente a fibrilação ventricular. A eletricidade sempre busca o caminho de menor resistência.

A Corrente Contínua (CC)
A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação.