Como explicar todos nós já sabemos o que é ser honesto?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Todo mundo sabe o que é ser honesto. Nem é preciso explicar. Quando nos relacionamos com uma pessoa que age com honestidade, temos uma sensação de segurança e tranqüilidade, pois sabemos que podemos confiar que ela não trairá nossa confiança. Imagine se as relações entre os seres humanos pudessem ser sempre assim!

Como desenvolver a honestidade?

  1. Tenha coragem. A honestidade requer que sejamos corajosos. ...
  2. Pense e reflita sobre a honestidade. Tudo o que fazemos está antes de realizarmos em nossos pensamentos. ...
  3. Desenvolva o autoconhecimento. ...
  4. Seja o responsável pelas suas próprias atitudes. ...
  5. Reconheça os seus limites e se perdoe!

O que é Honestidade:
A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Exemplo: “É difícil encontrar um político honesto”.

Honestidade não é apenas dizer a verdade. É ser real consigo mesmo e com os outros sobre quem você é, o que você quer e o que você precisa. É sobre viver a sua vida de forma mais autêntica. A honestidade promove a abertura, nos fortalece e nos permite desenvolver consistência na maneira como apresentamos os fatos.

Falar sempre a verdade, tratar todos com respeito e não levar para casa coisas que pertençam a outras pessoas.

A pessoa honesta é a que se guia, antes mesmo de pensar no seu gosto ou na utilidade para outros bens, no que é belo e verdadeiro em si mesmo, ou seja, honesto. Deve-se notar que a honestidade na pessoa é primeiramente uma eleição interior e só depois algo aparente nas suas ações externas.

Além de falar a verdade, ter autenticidade e assumir seus compromissos, a pessoa que vive essa virtude também é honesta consigo mesma: busca o autoconhecimento para tomar consciência de suas fraquezas e dificuldades e, então, as assume buscando ser uma pessoa melhor.

Dessa forma, nada mais justo que mostrar o que a falta de honestidade (ou a desonestidade) pode causar. Primeiro, temos os problemas óbvios: a desonestidade pode levar a empresa a perdas financeiras e, mesmo quando há vantagens financeiras em ações desonestas, elas ainda podem levar a problemas jurídicos graves.

adjetivo Que não possui nem demonstra honestidade; que tem a intenção de ludibriar (enganar); insincero ou enganador. Desprovido de decência; sem honra; falta de decoro. Que não demonstra honestidade no tratamento daquilo que não lhe pertence; traiçoeiro e desleal.

1 verdadeira, justa, boa, confiável, franca, sincera, lhana, séria, correta, digna, ponderada, honrada, proba, conscienciosa, decente, íntegra, limpa, pura, distinta, virtuosa.

As pessoas honestas amam a verdade e a justiça. São honestas em palavras e ações. Não mentem nem roubam nem trapaceiam.

Há gente que pensa que ser honesto é “ser burro”, é deixar de aproveitar as oportunidades. Acontece que às vezes a honestidade exige que a gente renuncie a certas vantagens (se essas vantagens forem prejudiciais ao próximo).

Ser honesto é não fraudar, não mentir e não enganar ninguém. É ser decente e fiel aos princípios morais e éticos. Isso significa que uma pessoa honesta não faz coisas que são moralmente erradas. Se você faz algo que vai contra a lei, com certeza está sendo desonesto.

A honestidade é um valor ou qualidade própria do ser humano que tem uma estreita relação com os princípios de verdade, justiça e com a integridade moral. Uma pessoa honesta é aquela que procura sempre anteceder a verdade em seus pensamentos, expressões e ações.

Em resumo, uma pessoa honesta não conta mentiras; ele sempre fala a verdade. A desonestidade é o oposto da honestidade; uma pessoa desonesta mente, engana e engana os outros. Mas uma pessoa honesta não é assim; uma pessoa honesta tem a confiança de todos.

Honradez é a qualidade de ser honrado, isto é, honesto, recto e íntegro de carácter e nas acções.

Um profissional ético e honesto é aquele que cumpre seus compromissos, respeita os direitos dos colegas de trabalho, clientes e parceiros comerciais, toma decisões baseadas em princípios éticos, trata os outros com dignidade e justiça e age com transparência e responsabilidade.