Como explicar tabuada para os alunos?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Faça brincadeiras com balões. Para começar, uma dica divertida de como ensinar tabuada é usar balões para fazer brincadeiras com as crianças. Você pode, por exemplo, escrever contas de tabuada sem o resultado em pequenos pedaços de papel, introduzi-los nos balões vazios e em seguida enchê-los de ar.

Antes de decorar a tabuada de multiplicação, o aluno deve compreendê-la por meio de atividades que mostrem a relação entre os números e as propriedades da multiplicação, assim como a proporcionalidade e a comutativa, sem que para isso seja necessário apresentar a definição delas.

Saber a tabuada é necessário, basicamente, para resolver cálculos de multiplicação. Imagine um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental tendo que resolver uma operação com vários números nos dois termos, e que não tem domínio da tabuada.

7 dicas de como ensinar tabuada de forma prática

  1. Faça brincadeiras com balões. ...
  2. Utilize jogos de tabuada. ...
  3. Apresente a tabuada de Pitágoras. ...
  4. Adote a gamificação. ...
  5. Faça as crianças preencherem a tabuada. ...
  6. Faça um bingo matemático. ...
  7. Ensine a tabuada com música.

Para aprender a tabuada, o ideal é a realização das operações básicas com frequência, tanto para resolver problemas do cotidiano quanto durante os estudos. Existem diferentes tabuadas, sendo uma para cada operação, ou seja, temos a tabuada da adição, a da multiplicação, a da subtração e a da divisão.

Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:

  1. Aceite as 3 regras básicas.
  2. Domine as Tabuadas de 2, 5 e 10.
  3. Entenda que multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes.
  4. Copie as tabuadas no caderno para consulta.
  5. Pratique com jogos de tabuada.

Joga-se em duplas. Cada jogador deverá ter uma caneta colorida de cor diferente do adversário. Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado.

A tabuada mais importante da Matemática é a da multiplicação, haja vista que as demais operações são mais intuitivas do que decoradas. Atualmente são utilizados outros métodos para a memorização da tabuada de multiplicação, pois a repetição das contas faz com que a gente acabe decorando resultados.

Enfatize que a multiplicação é um atalho. Por exemplo, escreva o número 2 cinco vezes e some-os, para obter 10. Em seguida, mostre que 2 x 5 é, na realidade, a soma de 2 por cinco vezes. Normalmente, quando os alunos aprendem que há um atalho, passam a usá-lo.

Peça que cada participante escreva uma conta de tabuada (sem o resultado) no papel e dobre-o de maneira que caiba dentro do balão vazio. Cada participante deve colocar seu papel dentro do balão, enchê-lo e levar para ser colocado na lousa. DICA: Ofereça ajuda para estourar o balão!

faça esse processo por duas ou três semanas. até. você sentir que está bom suficiente. lembra que os fatores assim a memorizar.

Com isso, espera-se que no 7º ano do Ensino Fundamental os alunos já tenham as habilidades necessárias para resolver problemas que envolvam as quatro operações com números naturais e que dominem a tabuada com facilidade.

A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10. A multiplicação é uma operação matemática aprendida nos primeiros anos da escola.

Podemos obter os números da tabuada do 7, somando os componentes da tabuada do 2 com a tabuada do 5, já que 2 + 5 = 7.